MBDA contratada para o Programa MAST-F do Exército francês. A Organização para a Cooperação Conjunta de Armamento da Europa (OCCAR), atuando como autoridade contratante, em representação do governo da França, celebrou um contrato com a MBDA France para o desenvolvimento, produção e suporte inicial do Programa MAST-F (Missile Air-Sol Tactique-Futur – Futuro Míssil Tático Ar-Solo).
O MAST-F é um sistema de armas para o helicóptero de ataque TIGER MK III, capaz de neutralizar modernos tanques de combate, infraestruturas e grupos de combate com alta precisão e danos colaterais limitados. Ele é projetado para fornecer às unidades de combate uma capacidade de ataque versátil e precisa. Será desenvolvido a partir da linha de base tecnológica empregada no MMP francês (Missile Moyenne Portée).
O desenvolvimento e a produção devem durar 10 anos, com atividades de suporte em serviço a partir de 2027.
Em 2020, a MBDA foi selecionada para desenvolver o programa MAST-F, o principal armamento ar-solo para o helicóptero de combate TIGER do Exército francês.
A empresa propôs seu míssil de Alto Altitude/Longo Alcance (MHT/MLP) para o requisito MASST-F, baseado nas tecnologias MMP, o primeiro míssil de combate terrestre de 5ª geração a entrar em serviço. Sua arquitetura modular facilitará a integração em uma ampla gama de plataformas aéreas e terrestres, incluindo os helicópteros Tiger.
O MHT/MLP é 20% mais leve do que os mísseis da sua categoria, ou 100 kg menos para um Tiger armado com oito mísseis, o que significa economia de combustível. Com um alcance de mais de 8 km, mesmo quando disparado de uma plataforma estacionária em baixa altitude, a ogiva de múltiplos efeitos destruirá alvos como tanques de combate e bunkers reforçados.
Os mísseis estão equipados com sistema datalink, no qual o operador pode acessar imagens de alta resolução, permitindo a alteração do alvo selecionado, ou um novo ponto de impacto.
Em serviço com o Exército francês desde 2003, o helicóptero de ataque bimotor Tiger, é desenvolvido e produzido pela empresa francesa Airbus Helicopters (anteriormente Eurocopter). O Tiger é capaz de realizar uma ampla gama de missões de combate, incluindo reconhecimento e vigilância armados, antitanque e apoio aéreo aproximado, escolta e proteção. Ele pode operar dia ou noite, em condições meteorológicas degradadas, e foi projetado para operações posteriores a guerras nucleares, biológicas ou químicas.
O Tiger pode ser equipado com vários armamentos, incluindo foguetes, canhões e uma variedade de mísseis ar-ar e ar-superfície, controlados por meio de um computador dedicado de controle de armas. Munições para guerra anti-solo incluem a torre Nexter de 30 mm montada no nariz, uma variedade de cápsulas de canhão externas, mísseis antitanque e até quatro lançadores para foguetes de 70 mm e 68 mm podem ser montados em suas asas.
@FFO