Mauritânia recebeu monomotores franceses G1 Aviation. A Força Aérea Islâmica da Mauritânia recebeu três ultra-leves avançados G1 Aviation SPYL-XL de fabricação francesa. Os monomotores chegaram ao país no último quadrimestre do ano passado, e foram oficialmente comissionados em fevereiro deste ano, durante uma cerimônia realizada na Base Aérea de Nouakchott.
As aeronaves foram adquiridas através do Instituto Francês de Gestão de Segurança Internacional (THEMIIS) e fornecidas no âmbito do programa Ghawdat, parte do projeto de apoio à segurança e desenvolvimento da Mauritânia (PADSM) patrocinado pela União Europeia.
Na sua configuração padrão, o monomotor G1 Aviation SPYL-XL de dois lugares tem uma autonomia de 10 horas de voo, voando a uma velocidade máxima de 165 km/h, com capacidade de operar em pistas não preparadas com menos de 100 metros de comprimento. As aeronaves da Mauritânia são equipadas com câmeras de vigilância e telefones via satélite.
Dois veículos Land Cruiser com reboques foram adquiridos pela Mauritânia, para transportar os ultra-leves SPYL-XL sem desmontados, sem as asas. A G1 Aviation também forneceu ultra-leves para Senegal, Costa do Marfim e Camarões.
@FFO