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Os céus de Natal voltaram a ser palco do maior exercício multinacional da América Latina – o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX – Cruzeiro do Sul Exercise). Entre os dias 3 e 15 de novembro de 2024, aeronaves de oito países estiveram reunidas na Base Aérea de Natal em Parnamirim, para a 9ª edição dessa tradicional operação militar, que neste ano teve como destaque a estreia do F-15C da USAF e dos F-39E da FAB.
Leandro Casella
Como definir o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)? Na prática, é um exercício multinacional e operacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito, usando o padrão de táticas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que tem como principal resultado, a troca de experiências entre os países participantes.
Naturalmente, nesses 22 anos – a estreia foi em maio de 2002 em Canoas – o exercício evoluiu e viu inúmeros países e aeronaves de diferentes gerações participarem, cada uma agregando capacidades operacionais que foram essenciais para moldar não só a fórmula e o tamanho da operação, mas seus objetivos e resultados. Hoje, o CRUZEX é o maior Exercício Multinacional Conjunto da América Latina. Até hoje, além do anfitrião Brasil, outros 11 países, a maioria da América do Sul, enviaram aeronaves para o exercício (Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Portugal e França), além de ter atraído a atenção de mais de 14 nações, que mandaram observadores e/ou tropas.
O CRUZEX 2024 é a 9ª edição do exercício que teve sua estreia em 2002 no sul do país, mais precisamente em Canoas. Em 2004, ela foi realizada na Base Aérea de Natal e, em 2006, na Base Aérea de Anápolis, indicando que seria um circuito itinerante que poderia ir para Santa Maria, Fortaleza e Santa Cruz, entre outras.
Porém, o crescimento do exercício, a boa meteorologia do Nordeste, e as facilidades da base situada na cidade de Parnamirim na grande Natal fizeram dessa a sede fixa do exercício. Assim, desde 2008, o CRUZEX tem sido realizada exclusivamente na Base Aérea de Natal (BANT). Com a inauguração em 2014 do novo Aeroporto Internacional de Natal, Governador Aluízio Alves (SBSG/NAT), localizado em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana da capital potiguar e o fechamento do Aeroporto Internacional Augusto Severo, então anexo à BANT, o exercício ganhou um palco exclusivo nos moldes de Anápolis, Santa Cruz e Canoas, bases não compartilhadas com aeroporto civil. Portanto, sete das nove edições foram realizadas nos céus nordestinos.
CRUZEX I – 2002
Sede: Base Aérea de Canoas (BACO).
29 de abril a 10 de maio de 2002.
Países: Brasil, Argentina, França e Chile.
Aeronaves: Brasil (F-5E/F, F-103D/E, A-1A/B, AT-27, RA-1, R-99, C-115, C-95, KC-137, KC-130H, P-95, UH- 1H, CH-34, UH-50); França (Mirage 2000C/D, E-3F, KC-135R e C-130-30); Argentina (IAI Dagger e L100-30); e Chile (Mirage 50 Pantera e KC-707).
Locais da operação: Florianópolis/SC, Lajes/SC, Chapecó/SC, Canoas/RS, Base Aérea de Santa Maria/RS, Pelotas/RS, Caxias do Sul/RS e Passo Fundo/RS.
CRUZEX II – 2004
Sede: Base Aérea de Natal (BANT).
7 a 20 de novembro de 2004.
Países: Brasil, Argentina, França e Venezuela.
Observadores: Peru, Uruguai e África do Sul.
Aeronaves: Brasil (F-5E/F, F-103D/E, A-1A/B, AT-27, RA-1, R-99, R-35A, C-95A/B/C, SC-95B, KC-130H, KC-137, H-34, H-50, H-1H); Argentina (AR-4AR e K/C-130) França (Mirage 2000C, E-3F, KC-135FR e C-130-30); e Venezuela (F-16A/B, Mirage 50EV/DV, Super Puma, KC-707).
Locais: Base Aérea de Natal/RN, Base Aérea de Fortaleza/CE, Base Aérea de Recife/PE, Campina Grande/PB e Mossoró/RN.
CRUZEX III – 2006
Sede: Base Aérea de Anápolis (BAAN).
21 de agosto a 1 setembro de 2006.
Países: Brasil, Argentina, França, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela.
Observadores: Bolívia, Colômbia e Paraguai.
Aeronaves: Brasil (F-5E/F, F-103D/E, A-1A/B, AT-26, A-29A/B, AT-27, R-99A/B, SC-95B, H-34, H-50, H-1H, KC-137, KC-130H e C-130); Argentina (A-4AR, IA-58 Pucará e C-130); Chile (AO/A-37B Dragonfly); França (Mirage 2000C/N, E-3F Sentry e C-130-30); Venezuela (KC-707, VF-5A, Mirage 50EV/DV F-16A/B e C-130H); e Uruguai (IA-58 Pucará, A-37B Dragonfly).
Locais: Campo Grande/MS, Anápolis/GO, Uberlândia/MG, Brasília/DF e Jataí/GO.
Vale lembrar que o Peru enviou aeronaves OA-37B para Anápolis. Porém, durante o translado, o OA-37B FAP 117 do Grupo Aéreo 7 (Piura) caiu ao decolar de Porto Velho/RO, em 20 de agosto de 2006, cancelando a participação peruana. O acidente causou a morte do Coronel Michel Quiroz Plefke e do Major Aldo Consiglieri Muñoz. Os peruanos voltariam só em 2018 com o Mirage 2000 e, em 2024, com o mesmo Grupo Aéreo 7, agora equipado com os KT-1.
CRUZEX IV – 2008
Sede: Base Aérea de Natal (BANT).
24 de outubro a 14 de novembro de 2008.
Países: Brasil, Chile, França, Uruguai e Venezuela.
Observadores: Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Grã-Bretanha, Peru e Paraguai.
Aeronaves: Brasil (F-5E/F, Mirage 2000B/C, A-1A/B, A-29A/B, RA-1, E-99A, SC-95B, K/C-130H, C-105, C-95A/B/C, KC-137, H-1H, H-50, H-34, H-60, VU-35); Chile (F-5E/F Tiger III, KB-707 E C-130); França (Mirage 2000C/N e KC-135FR); Uruguai (A-37B e IA-58) e Venezuela (F-16A/B KC-707).
Locais: Natal/RN, Fortaleza/CE, Recife/PE, Campina Grande/PB e Mossoró/RN.
CRUZEX V – 2010
Sede: Base Aérea de Natal (BANT).
28 de outubro a 29 de novembro de 2010.
Países: Brasil, Chile, França e Estados Unidos.
Observadores: Bolívia, Equador, Canadá, Inglaterra, Colômbia e Paraguai.
Aeronaves: Brasil (F-5E/F, Mirage 2000B/C, A-1A/B, A-29A/B, E-99A, C-105, C-130H/M, C-95A/B/C, H1-H, H-60L, H-34, KC-137, UH-14 [Marinha]); Chile (F-16C/D, KC-135E e C-130); França (Mirage 2000C, Rafale F3 e KC-135FR); Estados Unidos (F-16C e KC-135R) e Uruguai (A-37B e IA-58).
Locais: Natal/RN, Fortaleza/CE, Recife/PE, Campina Grande/PB e Mossoró/RN.
CRUZEX C2 – 2012
Sede: Base Aérea de Natal (BANT).
5 a 16 de novembro de 2012.
Países: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Peru, Suécia, Uruguai e Venezuela.
Observador: Portugal.
Local: Natal/RN.
Pela primeira vez, o exercício foi virtual, simulando um conflito digitalmente que contou com 13 países. Sem participação de aeronaves e totalmente simulada, a operação CRUZEX C2 permitiu melhores condições de treinamento. No modelo virtual não há limite de meios aéreos, sendo possível colocar um número praticamente ilimitado de aeronaves voando. Isso tornou o exercício muito mais flexível, trazendo novos desafios para as equipes de C2 (Comando e Controle).
CRUZEX VI – 2013
Sede: Base Aérea de Natal (BANT).
5 a 15 de novembro de 2013.
Países: Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.
Aeronaves: Brasil (F-5EM/FM, F-2000B/C Mirage, R/A-1, A-29A/B, K/C-130H, E-99, SC-105, H-1H, H-60L, H-34 e AH-2). Canadá (C-130J-30), Chile (F-16AM/BM, B-767, C-130H e KC-135E), Colômbia (KC-767, O/A-37B e C-130), Equador (A-29B), Estados Unidos (F-16C e KC-135R), Uruguai (C-120, AO/A-37B e IA-58) e Venezuela (F-16A/B e Y-12).
Locais: Natal/RN e Recife/PE.
CRUZEX VII – 2018
Sede: Base Aérea de Natal (BANT).
18 a 30 de novembro de 2018.
Países: Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai.
Observadores ou tropas em solo: Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela.
Aeronaves: Brasil (AF-1B/C [Marinha do Brasil], F-5EM/FM, A-1A/B/AM, RA-1. A-29A/B, E-99, R-99, KC-130M, C-130M, C-105, SC-105, H-36, C-767). Canadá (C-130J-30), Chile (F-16AM/BM, B767 e KC-135E), Estados Unidos (F-16C e KC-135R), França (C235N), Peru (Mirage 2000P/DP e A-37B) e Uruguai (O/A-37B).
Locais: Natal/RN e Recife/PE.
Foi a primeira participação dos caças Douglas A-4 Skyhawk (AF-1B/C) da Marinha do Brasil no CRUZEX.
CRUZEX VIII – 2024
A edição de 2024 aconteceu de 3 a 15 de novembro na BANT, reunindo 16 países, mais de 3.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras. Foi a nona edição do exercício, sendo a oitava com emprego de meios aéreos.
É o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina liderado pela Força Aérea Brasileira e com participação do Exército e da Marinha do Brasil. Foram voadas mais de 1.500 horas de voo em mais de 800 saídas, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta, reconhecimento, missões aerologisticas e reabastecimento em voo.
Nessa edição, a FAB introduziu dois novos elementos em suas operações: os domínios cibernético e espacial. O primeiro contou com exercícios simulados que expandem o treinamento ao integrar operações cibernéticas e aéreas, testando a segurança de sistemas críticos que dão suporte às atividades aeroespaciais. O último incluiu simulações realistas de eventos relacionados ao espaço que influenciam diretamente a tomada de decisões e, consequentemente, o curso de um conflito.
Dos 16 países presentes, oito enviaram meios aéreos: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Portugal e Estados Unidos, e oito militares para observar as operações: Canadá, Equador, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Suécia e Uruguai.
Se olharmos os meios aéreos empregados, o CRUZEX reuniu aeronaves de diversas gerações, desde caças modernos de última geração, como o Gripen E, passando por aeronaves consagradas como o F-15C, até aeronaves clássicas, como o A-4 Skyhawk.
Estiveram em Natal:
Brasil
Marinha do Brasil (MB).
AF-1B N-1004; AF-1C N-1021.
Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).
Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia.
Força Aérea Brasileira (FAB).
Caça:
F-39E (7x) 4101, 4102, 4103, 4104, 4106, 4107, 4108 – 1º GDA (Anápolis).
F-5EM (5x) 4851, 4857, 4864, 4876 F5FM 4812 – 1º GAVCA (Santa Cruz);
F-5EM (7x) 4820, 4834, 4841, 4846, 4861, 4867 F-5FM 4807 – 1º/14º GAV (Canoas).
A-1AM (5x) 5500, 5504, 5523, 5526 A-1BM 5654 – 1º e 3º/10 GAV (Santa Maria).
A-29B (17x) 5905, 5906, 5910, 5921, 5924, 5926, 5927, 5929, 5931, 5936, 5937, 5945, 5946, 5950 5952, 5958, 5959 – 2º/5º GAV, 1º, 2º e 3º/3º GAV (Natal, Boa Vista/Porto Velho/Campo Grande).
AEW/Reconhecimento:
E-99M (2x) 6700 e 6703 – 2º/6º GAV (Anápolis).
R-99 (1x) 6750 – 2º/6º GAV (Anápolis).
Transporte/REVO:
KC-390 (3x) 2855 e 2858 – 1º GTT (Anápolis); 2859 – 1º GT (Galeão).
C-30 (1x) FAB 2901 – 2º/2º GT (Galeão).
C-105 (3x) 2800 e 2806 – 1º/15º GAV (Campo Grande); 2903 – 1º/9º GAV (Manaus).
SAR:
SC-105 (1x) FAB 6050 – 2º/10º GAV (Campo Grande).
H-36 (2x) 8914 e 8922 – 1º/8º GAV (Natal).
Argentina
Fuerza Aérea Argentina (FAA).
IA-63 Pampa III A-702, A-705, A-709 e A-712 – Grupo de Caza 6 (Taldil).
O GA-6 em breve irá fazer a transição para o F-16AM/BM, prevista para 2025.
KC-130H TC-70 – I Brigada Aérea (El Palomar).
Chile
Fuerza Aérea de Chile (FACH).
F-16C 852, 853, 856 e 857 F-16D 859 e 982 – Grupo de Aviación nº 3 (Iquique).
KC-135E FACH 982 – Grupo de Aviación nº 10 (Santiago de Chile).
B737-330QC FACH 922 – Grupo de Aviación nº 10 (Santiago de Chile).
Colômbia
Fuerza Aérea Colombiana (FAC).
KC-767 FAC 1202 – Grupo de Transporte Aéreo 81.
Escuadrón de Transporte 811 (Bogotá).
Paraguai
Fuerza Aérea do Paraguay (FAP).
AT-27 FAP 1051,1052 e 1058 – Grupo Aerotáctico (GAT)/Escuadrón de Caza (Pettirossi).
C212 FAP 2035 – Grupo de Transporte Aéreo (GTA) – (Pettirossi).
Peru
Fuerza Aérea Peruana (FAP).
KC-130H FAP 393 – Grupo Aéreo de Transporte nº 8.
Escuadrón de Transporte 842 (Lima – Callao).
KT-1P FAP 433, 436, 437, 442 e 447 – Grupo Aéreo nº 7 (Piura).
Portugal
Força Aérea Portuguesa (FAP).
KC-390 26902 – Esquadra 506 (Beja).
EUA
United States Air Force (USAF).
F-15C USAF 82-0010, 83-0024, 82-0017, 86-0174, 85-0102 e 81-0036.
159th Fighter Wing (159th FW) – Louisiana Air National Guard.
122nd Fighter Squadron (122nd FS) – NAS Joint Reserve Base New Orleans.
KC-46A USAF 21-46096
916th Air Refuelling Wing (916th ARW) – Seymour Johnson AFB.
60th Air Mobility Wing (60th AMW) – Trevis AFB.
A edição de 2024 trouxe algumas estreias importantes. Pela primeira vez, a USAF enviou um de seus ativos mais importantes: o Boeing F-15C Eagle. Seis aeronaves do 122nd Fighter Squadron (122nd FS) vieram em voo direto da Naval Air Station Joint Reserve Base New Orleans (KNBG) para a Base Aérea de Natal (SBNT). O voo foi apoiado por dois KC-135R USAF 60-0313 e 60-0366, além do KC-46A USAF 21-46096 da 60th AMW, este que também participou do CRUZEX 2024. Os dois KC-135R apenas fizeram o Reabastecimento em Voo (REVO) em rota, regressando aos EUA. Os F-15C chegaram no dia 2/11 a Natal, com código-rádio “SKYCAM 11 FLIGHT”.
A unidade fez parte das unidades americanas contra a Guerra Mundial contra o Terrorismo, sendo implantada como 122nd Expeditionary Fighter Squadron (122nd EFS) nas operações Iraqi Freedom (OIF); Enduring Freedom (OEF), no Afeganistão; New Horizons, na América Central e do Sul; e New Dawn, no Afeganistão. Em outubro de 2012, o 122nd EFS encerrou uma implantação na Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos, como parte do 380th Expeditionary Operation Group (380th EOG). A frota do 122nd EFS voou em missões para dar suporte à Joint Air Defense of the Persian Gulf e na Operation Enduring Freedom. Ela voou em missões integradas com os F-22 Raptors e F-15E Strike Eagles, ambos da USAF.
@CAS