Matéria de Capa RFA 142 – Junho de 2023. A edição 142 da Revista de Aviação Miliar Brasileira mostra um ensaio com o novo caça da Força Aérea Brasileira: o Gripen E.
Com a entrega dos primeiros F-39E à Base Aérea de Anápolis, em dezembro de 2022, o ano de 2023 ficará lembrado como o primeiro da entrada em serviço operacional do caça sueco Saab Gripen E em uma unidade de caça — o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). Além da Força Aérea Brasileira, a Força Aérea da Suécia também já recebeu suas primeiras unidades de série, que, em um futuro próximo, devem ser entregues a ala F7 ou Skaraborg Wing (F7), localizada em Satenas, no sudoeste da Suécia. Nesta edição, apresentamos um pictorial de imagem deste caça, que, nos próximos anos, gradualmente, será o principal vetor de combate das Forças Aéreas da Suécia (SwAF) e do Brasil (FAB). Foto: Saab.
Além disso, ele conta com o pod de EW Saab EAJP (Electronic Attack Jammer Pod) e culminando com o Missile Approach Warning Sensor Unit (MAWSU), destinado a avisar a aproximação de mísseis. Outro diferencial é a capacidade de levar armas inteligentes, como mísseis ar-ar infravermelhos como Rafael Python 5, Diehl IRIS-T, Raytheon AIM-9 Sidewinder e mísseis BVR (além do alcance visual), como Rafael Derby, MBDA Meteor (Foto) e Raytheon AIM-120 AMRAAM. Isso traz um cenário novo, em especial ao Brasil, pois, pela primeira vez, a Força Aérea Brasileira terá, ao contrário das aeronaves de caça de gerações anteriores como o Northrop F-5EM/FM, o Dassault Mirage IIID/EBR, o Dassault Mirage 2000C/B, uma suíte de armamentos disruptiva, que dará a ela a decisiva e importante capacidade de combate dentro do Teatro de Operações Sul-americano. Será uma mudança importante e fundamental para a defesa do país. Foto: Saab.
Por ora, apenas Brasil e Suécia adquiriram o novo Gripen. A Suécia deve ter 60 Gripen E, e o Brasil, 40, sendo 32 Gripen E (designado F-39E) e 8 Gripen F (designado F-39F) na FAB. Na Suécia quando operacional, ele irá voar, inicialmente, ao lado dos Gripen C/D, sendo implantado na ala F7 em Satenas (ESIB). Além dela, é previsto que equipe as alas F16 em Uppsala (ESCM), F17 em Ronneby (ESDF) e F21 Luleå/Kallax (ESPA). No Brasil, por sua vez, ele foi implantado no 1º GDA em Anápolis (SBAN) – a primeira unidade de Gripen E do mundo. A FAB deve colocar o F-39 em outra unidade em Anápolis e, após, implantar em outra base ainda a ser definida. Foto: Saab.
O primeiro Gripen E brasileiro, o F-39E FAB 4100, voa sobre o aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Fabricado especificamente para enfrentar forças aéreas muito maiores, o Gripen permite que um país opere uma frota menor de caças para cumprir a mesma missão anteriormente feita por aeronaves menos capazes. Com mais um lote entre 20 e 36 caças Gripen, o Brasil estará adequadamente protegido. Foto: FAB/Jonhson Barros.
Com a sua chegada às unidades da SwAF e da FAB, o grande desafio do Gripen E/F será atingir sua capacidade operacional inicial (IOC) e, posteriormente, sua capacidade plena (FOC). Algo que deve ocorrer até o final desta década. Outro desafio será conquistar novos mercados, e a Saab vem trabalhando nisso, mirando em oportunidades como Colômbia, Peru, entre outros. Ter mais unidades e operadores dará o suporte necessário para ampliar ainda mais as capacidades operacionais do caça sueco, que, sem dúvida, veio para escrever um novo capítulo na aviação da caça da FAB. Foto: Saab.
Como avião multifunção, o Gripen facilita enormemente o planejamento defensivo de qualquer país. Sua ênfase não foca somente em suas qualidades de voo regidos por um comando de voo fly-by-wire triplo redundante regido pelo conceito HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick), mas em seus sistemas embarcado. A bordo, o Gripen E comtempla o moderno radar Leonardo ES-05 Raven, do tipo AESA, operando de forma conjunta com o IRST (Infra Red Search And Track) Leonardo Skyward-G, e como seu datalink. O painel é em tela única ou WAD (Wide Area Display), sendo touch screen(sensível ao toque) e integrado ao HUD (Head-Up Display) e ao capacete Targus equipado com HMD (Helmet Mounted Display), que são fabricados pela AEL Sistemas. Foto: Saab.