Marrocos vai modernizar seus F-5. No final de novembro, o Ministro da Defesa de Israel Benny Gantz, esteve no Reino de Marrocos para assinar uma série de acordos militares que incluiu também a modernização da frota de Northrop F-5E/F Tiger II da Real Força Aérea de Marrocos (RMAF – Royal Maroc Air Force).
Vários acordos foram assinados entre o Ministro da Defesa de Israel e o Ministro Delegado da Defesa Nacional de Marrocos, estabelecendo uma cooperação militar, de segurança e técnica entre os dois países. Os dois ministros também assinaram um memorando de entendimento que inclui troca de experiências e conhecimentos, treinamento e transferência de tecnologia, bem como cooperação na indústria de defesa.
De acordo com a mídia israelense, alguns memorando de intenção também foram firmados durante a visita, visando qualificar as forças armadas marroquinas. Entre eles estão os sistemas de defesa aérea Barak 8 da IAI, os Unmanned Aerial Vehicles (UCAV) IAI Hahop, sistemas de radar da Elbit e a possibilidade de modernizar sua frota de caças F-5, um trabalho que também será executado pela Elbit.
A RMAF quer atualizar seus F-5 equipando-os com o que há de mais moderno em termos de aviônica, adotando um glass cockpit, integrando o radar de controle de fogo ELM-2052 AESA, datalink e sistemas HOTAS. Além disto a ideia é acrecentar o pod designador Rafael Litening e mísseis AAMBVR Rafael Derby, ar-ar IR Python-5 e bombas inteligentes como a Rafael Spice. O arranjo é muito similar ao que o Brasil e Tailândia fizeram em sua frota. Esta atualização irá garantir que o F-5 opere por pelo menos mais 15 anos.
Hoje a RMAF tem duas unidades de F-5E/F baseadas em Meknes/Bassatine (GMFM). Ao todo são cerca de 23 F-5E e quatro F-5F. Se for modernizado, os Tigres de Marrocos entrarão para um grupo de mais de 15 Forças Aéreas que optaram por modernizar o F-5 em maior ou menor grau. O caça americano é uma das aeronaves mais modernizadas do mundo e certamente as versões E/F modernizadas irão passar de 60 anos de operação.
@CAS