Marrocos recebe os primeiros UCAV Bayraktar TB2. As Forças Armadas Reais Marroquinas (Royal Moroccan Armed Forces) receberam no final de setembro 13 veículos aéreos não tripulados (UCAV – Unmanned Combat Aerial Vehicle) Bayraktar TB2 encomendados à empresa turca Baykar em abril deste ano.
Os TB2 teriam sido entregues final de setembro, após serem vistos sendo preparados para embarque para o Marrocos em 17 daquele mês. Também foi relatado que o pessoal das forças armadas marroquinas começaram o treinamento na Turquia, em julho, visando o início das operações no Marrocos em outubro.
Embora o país norte-africano venha usando seus UAVs para missões de ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento), em especial feito pelas aeronaves EADS Harfang – recentemente adquiridas usadas do Armée de l’Air et de l’Espace, fontes afirmam nos últimos tempos a realidade é outra.
Em abril foram feitos relatos que o Marrocos realizou missões de ataque ao solo contra a Frente Polisário (um movimento rebelde de libertação nacional do povo saarauí, fortemente apoiado pela Argélia) que operam na região do Saara Ocidental.
O Marrocos já utiliza os drones EADS Harfang (versão francesa do IAI Heron) e o MQ-1 Predator. O país também emprega o UAS de pequeno porte israelense Aero Systems WanderB-VTOL. Como o TB2 Baykar pode ser armado com uma variedade de munições, é provável que eles tenham um papel ativo nas missões de ataque contra os rebeldes da Frente do Polisário.
Fabricado pela empresa turca Baykar, o Bayraktar TB2 é um UCAV do tipo MALE – Medium Altitude Long Endurance, ou seja, de operação em médias altitudes e de grande autonomia. O TB2 foi vendido para a Ucrânia, Qatar, Azerbaijão e Polônia. Arábia Saudita, Albânia e Letônia também demonstraram interesse no UAV.
@CAS