

Marrocos estaria perto de anunciar o Embraer KC-390 Millennium. O Marrocos e a Embraer estariam perto de anunciar um acordo envolvendo a compra de aeronaves transporte militar KC-390 Millennium para modernizar a frota da Força Aérea Real Marroquina (RMAF). As informações são que a Lockheed Martin, com o seu C-130J Super Hercules, intensifica a disputa pelo contrato do país africano.
Avaliado em cerca de US$ 600 milhões, o acordo envolveria a compra de até cinco novas aeronaves de transporte militar, com treinamentos e equipamentos associados. Eles irão substituir os 14 envelhecidos C-130H e os dois reabastecedores KC-130H Hércules atualmente em operação na RMAF.

A concorrência acontece em um momento em que o governo do Marrocos eleva os seus gastos em defesa para modernizar suas forças armadas devido às tensões regionais, incluindo a prolongada disputa com a Frente Polisário sobre o Saara Ocidental, bem com para cumprir compromissos internacionais de segurança na África.
Para isso, a Força Aérea Real Marroquina precisa de novas aeronaves de transporte multimissão para cumprir uma ampla gama de missões, incluindo transporte de tropas e cargas, busca e salvamento, evacuações aeromédicas, reabastecimento em voo, suporte à missões de paz da União Africana e ONU, entre outras. Tanto o brasileiro KC-390 Millennium quanto o americano C-130J Super Hércules, atendem perfeitamente essas demandas.

As negociações entre a Embraer e o Marrocos ganharam impulso nos últimos anos. Em março de 2024, um KC-390 de demonstração da Força Aérea Brasileira visitou a Base Aérea de Rabat e Kenitra, onde os militares marroquinos participaram de voos de avaliação. Mais tarde, em setembro de 2024, um slide apresentado na Reunião de Operadores do C-390, apresentou as bandeiras do Marrocos, Chile e Emirados Árabes Unidos, como potenciais usuários da aeronave.
Durante o Marrakech Air Show 2024, o Brasil e o Marrocos assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de buscar parceiros em aviação comercial, defesa e mobilidade aérea urbana. A África é um importante mercado para a Embraer, para o qual projeta uma demanda de 105 aeronaves na categoria KC-390 nas próximas duas décadas, parte de uma demanda global por 490 dessa categoria.
Por outro lado, a Lockheed Martin não quer perder a concorrência do Marrocos, seu parceiro regional de longa data. Com apoio do Departamento de Estado dos EUA, a empresa está tentando impulsionar o C-130J Super Hercules para a RMAF, que é usuária das verões mais antigas desta aeronave há muitas décadas. O apoio ressalta os benefícios estratégicos de se manter com a tecnologia americana, especialmente em meio ao fortalecimento das relações entre os dois países e a busca do Marrocos pelos caças de quinta geração Lockheed Martin F-35.

Ganhar este contrato na África reafirmaria o longo domínio do C-130 na região e poderia abrir novos mercados para a versão mais moderna do avião de transporte da Lockheed Martin. A rede global da empresa oferece suporte logístico incomparável, um fator que pode ser atraente para as ambições da RMAF.
No entanto, o bimotor a jato Embraer KC-390, mais veloz e econômico, se posiciona como uma moderna e avançada plataforma multimissão que está fazendo frente ao consagrado, porém envelhecido projeto do quadrimotor C-130 Hércules. A decisão do Marrocos moldará sua próxima geração de transporte tático militar, influenciando nas operações na região do Saara Ocidental, região crítica onde o reabastecimento rápido e a evacuação são cruciais.
À medida que as negociações avançam, o resultado poderá remodelar a dinâmica do mercado, com a Embraer de olho na expansão africana e a Lockheed defendendo seu território em um continente maduro para a modernização.
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