Marrocos encomenda três novos anfíbios Canadair CL-415T. A Força Aérea Real do Marrocos (RMAF) está ampliando a sua frota de combate a incêndios florestais, adquirindo três novos bimotores anfíbios Canadair CL-415T. Há uma dúvida sobre o modelo em negociação, mas o Site Scramble confirma a informação, citando uma fonte que teve acesso ao contrato.
Em 2016, a canadense Viking Air adquiriu da Bombardier, o certificado de tipo para a produção dos CL-415, e todas versões anteriores. Assim, o atual modelo CL-415T recebeu motores mais potentes, aviônicos atualizados, refinamentos aerodinâmicos e novo sistema de liberação de água. O anfíbio pode captar até 6.140 litros de água em fontes naturais, como rios e lagos, despejando sobre os alvos em poucos segundos. Quanto a nova versão CL-515, ela ainda está em desenvolvimento, e o cliente lançador – o governo da Indonésia – deverá receber as primeiras unidades apenas em 2024.
A região norte do Marrocos, bem como todos países da área do Mediterrâneo, sofrem anualmente com incêndios florestais no período de verão. Particularmente neste ano, a província de Chefchaouen tem sido assolada por grandes focos de incêndios em suas vastas florestas, que estão sendo combatidos com recursos terrestres e meios aéreos. Conforme o Diretor Regional de Águas, Florestas e Combate à Desertificação para Chefchaouen, Rahid El Anzi, as ondas de calor estão dificultando a contenção do fogo.
O Marrocos é o único país da África que possui uma frota de aeronaves Canadair CL-415, atualmente deslocadas para a província de Chefchaouen. A RMAF possui cinco aeronaves, sendo dois CL-415 (CN-ATM e CN-ATN) e três CL-415MP (CN-ATO, CN-ATP e CN-ATQ), todos operados pela Escadre de Transport 3, sediada na 3ª Base Aérea, em Kénitra.
Recentemente a Argélia, país que também sofre com grandes incêndios florestais, anunciou a aquisição de quatro Beriev Be-200. Neste ano, o país recebeu ajuda francesa para o combate ao fogo, que já consumiu milhares de hectares de florestas. O Marrocos também se ofereceu para enviar dois de seus CL-415 para Argel, mas segundo o site North Africa Post, o governo argelino caiu em “ouvidos surdos”.
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