Marinha turca recebeu novos drones de combate. A Turkish Aerospace entregou recentemente para a Marinha da Turquia três novas aeronaves não tripuladas de combate (UCAV), sendo dois Anka-S e um Aksungur. A entrega foi realizada em 24 de março, em uma cerimônia realizada na sede do Comando de Aviação Naval, que agora passa a contar com uma frota de 20 UCAVs, sendo dois Aksungur, dez TB2-Bayraktar, quatro Anka-S e quatro Anka-B.
Equipado com dois motores diesel PD-170 twin-turbo, o Aksungur é um drone de combate da classe MALE (Medium Altitude Long Endurance) que possui links SATCOM, o que lhe confere grande capacidade de voo (além da linha de visada), em operações até 40 mil pés de altitude. Derivado do UAV Anka, ele possui grande capacidade de carga útil, podendo realizar missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) configurado com sistemas EO/IR, SAR e SIGINT, além de missões de ataque com uma variedade de armas ar-terra.
A Turkish Aerospace trabalha em uma versão de Guerra Anti-Submarino (ASW) para Aksungur, que terá capacidade para lançar e monitorar as sonobóias, compartilhando as informações recebidas desses dispositivos com outras plataformas ASW na área de interesse. A previsão dos primeiros testes de lançamento real de sonobóias deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. Assim que concluído, o Aksungur ASW será o segundo UAV operacional com capacidade de lançar sonobóias, ao lado do norte-americano General Atomics MQ-9B SeaGuardian.
A Marinha turca recebeu o primeiro UCAV Aksungur em 20 de outubro de 2021.
@FFO