Marinha Turca recebe o primeiro UCAV TAI Aksungur. Em 20 de outubro, o Comando de Aviação da Marinha da Turquia (Türk Deniz Hava Komutanlığı) recebeu o primeiro de quatro drones TAI Aksungur. O Veículo Aéreo de Combate Não-Tripulado (UCAV) é produzido pela TUSAS (TAI – Turkish Aerospace Industries) e se destina para operações de Média Altitude e Longa Duração (MALE – Medium Altitude Long Endurance).
O bimotor TAI Aksungur é o mais recente tipo UCAV desenvolvido e construído pela TUSAS, especialmente para as Forças Armadas turcas. O protótipo fez o seu primeiro voo em 20 de março de 2019.
A fabricante local tem experiência com a produção de drones militares, com o modelo anterior da série TAI Anka (monomotor). O Aksungur é o maior já produzido pela empresa, com 12 metros de comprimento, 24 metros de envergadura e peso máximo de decolagem de pouco mais de três toneladas.
O Aksungur está equipado com dois motores a pistão TEI PD170 de 4 cilindros de 130–160 kW (170–220 HP) cada, opostos e turboalimentados horizontalmente, o que permite que ele voe por 50 horas sem armamentos. Com capacidade de transportar até 750 kg de carga útil, ele pode operar por até 28 horas completamente carregado. Equipado com sistema de comunicação por satélites, o Aksungur pode operar muito além da linha de visão.
İLK #AKSUNGUR’U TESLİM ETTİK!
— Ismail Demir (@IsmailDemirSSB) October 20, 2021
@TUSAS_TR tarafından üretilen yerli ve milli AKSUNGUR SİHA testleri başarı ile tamamlayarak DzKK’ya teslim edildi. ✈🇹🇷
AKSUNGUR SİHA 750 kg faydalı yük kapasitesine ve en az 50 saat maksimum uçuş süresine sahip.
HAYIRLI OLSUN pic.twitter.com/Gv9orTpctR
O novo UCAV turco está equipado com três câmeras EO/IR (Eletro-Óptico/Infra-Vermelho), sistema de navegação de precisão HGK-82 desenvolvido localmente, e é capaz de realizar missões de inteligência, vigilância e reconhecimento de longa duração, além de operações de ataque a uma altitude máxima de 40.000 pés. Em termos de armamentos, o TAI Aksungur possui seis pods subalares que comportam até 12 mísseis MAM-L, para alvos até 15 km.
Esta primeira unidade, matrícula TCB881 (ex-20-003 de testes), será destinada para o Esquadrão 312 da Marinha Turca, sediado em Dalaman, mas que opera em uma base avançada em Geçitkale, no Chipre.
@FFO