Marinha Turca e TAI discutem versão naval do KAAN. O gerente do Escritório de Projetos de Design da Marinha Turca, Capitão Hakan Uçar, declarou que está sendo realizado um projeto em conjunto com a TAI para uma possível variante naval do KAAN.
O capitão Uçar revelou em sua entrevista ao jornal Sabah que as negociações com a Turkish Aerospace Industries (TAI) estão em andamento não somente para o Anka-III UCAV e o Hürjet LCA, mas também para uma variante KAAN navalizada para uso em porta-aviões.
Nenhum comentário foi feito sobre se a configuração será do tipo STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery — Decolagem Curta e Recuperação por Arresto) ou CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery — Decolagem Assistida por Catapulta e Recuperação por Cabo de Frenagem).
O MUGEM está sendo construído como um porta-aviões para a operação de aeronaves STOBAR. O projeto MUGEM, sigla para “Milli Uçak Gemisi” ou Porta-Aviões Nacional, na língua local. Ele foi revelado publicamente pela primeira vez em fevereiro de 2024, quando o presidente Recep Tayyip Erdoğan visitou o Design Project Office no Estaleiro Naval de Istambul. Em abril de 2024, o Estaleiro convidou jornalistas para conhecer suas instalações, onde foram compartilhadas atualizações do projeto, incluindo detalhes de design e das capacidades do navio.
O capitão Uçar também deu uma atualização importante sobre o desenvolvimento do MUGEM na entrevista. Uma rampa de teste para o MUGEM está em construção, e será usada similarmente à pista simulada do TCG ANADOLU (L-400) que foi usada para os testes do Bayraktar TB3 UCAV.
Embora construir um caça naval de quinta geração não seja uma tarefa fácil, o fato de o KAAN estar em estágio de protótipo torna o design mais aberto a mudanças do que estará quando o caça entrar em produção em série.
Se a TAI decidir lançar o desenvolvimento do KAAN naval, algumas diferenças podem ser previstas a partir de uma comparação dos caças F-35A e F-35C, o qual é o exemplo mais próximo. A primeira diferença seriam asas maiores com mecanismos de dobramento para melhor manuseio e armazenamento eficiente a bordo. A segunda seria um trem de pouso reforçado. Essas mudanças aumentarão o peso vazio. Considerando isso, um caça KAAN embarcado pode ser considerado pelo menos um plano de médio prazo para o MUGEM se seu desenvolvimento de fato for adiante.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS