Marinha Russa poderá ter o Almirante Kuznetsov operacional em 2024. A agência estatal de notícias russa TASS, informou que o processo de manutenção do porta-aviões Almirante Kuznetsov (063) segue dentro do cronograma esperado, depois de sofrer diversos atrasos no passado recente. Com isso, o único porta-aviões da Marinha Russa, poderá retornar aos mares até o final do ano que vem.
“De acordo com o planejamento ajustado, os testes de mar do porta-aviões devem começar na primavera de 2024 [Hemisfério Norte]. Se os testes passarem sem problemas, o navio poderá ser entregue à frota no final de 2024. Caso tenha problemas nas avaliações, uma mudança no cronograma para 2025 é inevitável”, informou a TASS, citando uma fonte da indústria de construção naval.
Originalmente lançado ao mar em 1985, no primeiro trimestre de 2017 o Almirante Kuznetsov foi recolhido ao estaleiro para passar por uma grande modernização visando estender sua vida útil em mais 25 anos.
“O porta-aviões está em reforma na 35ª Central de Reparos Navais há seis anos e o atraso se deve ao adiamento das entregas das empresas envolvidas no projeto, enquanto o cliente também vem ajustando constantemente seus requisitos”, disse a fonte ouvida pela TASS.
O fato é que a previsão inicial era que a manutenção estaria finalizada neste ano de 2023, entretanto diversos incidentes atrasaram muito o cronograma.
Em 30 de outubro de 2018, o navio foi danificado no estaleiro, quando a doca seca flutuante PD-50 afundou, fazendo com que um de seus guindastes de 70 toneladas colidisse com o convés de voo do navio. O guindaste foi retirado e os reparos continuaram.
Em dezembro de 2019, ocorreu um grande incêndio a bordo do Almirante Kuznetsov, deixando pelo menos uma vitima fatal e 12 feridos. Os danos foram estimados em US$ 8 milhões. Somente em 20 de maio de 2022 os trabalhos foram retomados.
O porta-aviões ganhou notoriedade na Grã-Bretanha em 2017, quando o então secretário de Defesa Michael Fallon o apelidou de “navio da vergonha” ao passar por águas próximas à costa inglesa expelindo fumaça negra.
A classe Kuznetsov tem uma missão diferente dos porta-aviões norte-americanos, por exemplo. Seus armadores o descrevem como “um cruzador pesado de transporte de aeronaves”. Ele é destinado a apoiar e defender submarinos de mísseis estratégicos, navios de superfície e aeronaves da Marinha Russa.
A principal aeronave de asas fixas do Almirante Kuznetsov é o caça Sukhoi Su-33. Ele pode realizar missões de superioridade aérea, defesa da frota e apoio aéreo. O porta-aviões também transporta os helicópteros Kamov Ka-27 e Kamov Ka-27S destinados à helitransporte, guerra antissubmarino (ASW) e busca e salvamento (SAR).
Para a decolagem dos caças e das aeronaves de asas fixas, o Almirante Kuznetsov possui uma rampa sky jump na proa. Este tipo de decolagem é menos desgastante para os tripulantes das aeronaves, porque a aceleração inicial é menor.
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