

Marinha resgatou os tripulantes do helicóptero que pousou em emergência no mar. Um helicóptero Airbus H160 da Omini Táxi Aéreo, em missão offshore, com oito pessoas abordo, realizou um pouso de emergência em alto mar ontem (02/01), a mais de 70 km de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Todos ocupantes foram resgatados em segurança pela Marinha do Brasil.
O H160 da Omni, matrícula PR-OFB, havia partido de Cabo Frio (RJ) para mais uma missão de rotina offshore. Segundo a Petrobrás, seis trabalhadores da Technip FMC estavam sendo levados até um navio da empresa que está instalando sistemas submarinos no campo de petróleo de Búzios, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro.

Após 20 minutos de voo, uma pane obrigou um pouso de emergência no oceano, a cerca de 40 milhas náuticas ou 74 km da costa. Apesar da gravidade da situação, os pilotos realizaram a manobra com extremo sucesso, onde a aeronave não tombou e permaneceu sob os flutuadores de emergência, o que garantiu a evacuação de todos em segurança.
Um pedido de socorro foi emitido pelo rádio, fornecendo as coordenadas do local do acidente (Latitude 23º37.4′ Sul e Longitude 042º08′ Oeste). Imediatamente o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) da Marinha do Brasil ativou uma operação de Busca e Salvamento (SAR), com o acionamento do helicóptero AH-15B Super Cougar (matrícula N-4103) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) e do Navio-Patrulha Oceânico Apa (P 121).

Poucas horas após o acionamento da operação SAR, as oito pessoas que estavam a bordo da aeronave sinistrada (02 pilotos e 06 passageiros) foram localizadas em um bote salva-vidas e resgatadas com sucesso pela equipe do AH-15B Super Cougar por meio do guincho da aeronave. Todos foram levados para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e encaminhados para avaliação médica em uma unidade de saúde local.
Em nota, a Omni Táxi Aéreo disse que “está prestando suporte integral aos envolvidos e segue coordenando as ações estreitamente com as autoridades para que as circunstâncias da ocorrência sejam esclarecidas”.

O Airbus H160 é um helicóptero bimotor de porte médio, com capacidade para até 12 passageiros e alcance de 890 km (sem tanques auxiliares). Equipado com os mais avançados sistemas de navegação e de segurança, o H160 é utilizado mundialmente pela indústria offshore por superar as rigorosas exigências da International Association of Oil & Gas Producers.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO