A Marinha do Brasil realizou, em 01 de setembro, o resgate de um tripulante do Navio Mercante (NM) “Azur”, de bandeira das Ilhas Marshall. A embarcação fez contato com o SALVAMAR Brasil, em 31 de agosto, solicitando a evacuação médica de um dos seus tripulantes, por conta de um ferimento na cabeça.
Quando o navio entrou no raio de ação adequado, a cerca de 150 milhas náuticas a sudoeste do Farol do Cabo Frio (RJ), um helicóptero UH-15 pertencente ao 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), com a tripulação e o G-SAR (um médico e dois resgatistas), a fim de realizar uma Evacuação Aeromédica (EVAM) do tripulante.
A Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE) transportou o tripulante enfermo para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro/RJ, a fim de que fosse direcionado a uma unidade hospitalar.
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, foram adotados os protocolos estabelecidos pela Diretoria de Saúde da Marinha para missões de busca e salvamento, com o uso de EPI pelos militares envolvidos diretamente no resgate.
@FFO