Marinha resgata tripulante de navio mercante estrangeiro há mais de 130 km da costa. A Marinha do Brasil realizou em 15/02 a evacuação aeromédica (EVAM) de um tripulante do Navio Mercante “Tr Lady”. O homem de 35 anos apresentou sintomas de infarto enquanto navegava a cerca de 136 km do litoral do sudeste.
Inicialmente a chamada de emergência do navio foi avaliada remotamente pelo serviço de telemedicina do SALVAMAR (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha) Sueste, que determinou que a remoção imediata do tripulante de nacionalidade ucraniana. Para otimizar o resgate, a embarcação foi orientada a navegar em direção ao Rio de Janeiro.
Acionada pelo SALVAMAR Sueste e sob a gerência do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) de São Paulo, foi iniciada a operação de Busca e Salvamento (SAR), com o acionamento do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), baseado em São Pedro da Aldeia (RJ).
O helicóptero AH-15B do EsqdHU-2 decolou nas primeiras horas da manhã e, pouco mais de uma hora depois, às 05h25 (horário local), a embarcação foi localizada. O tripulante aéreo de resgate do Grupo de Busca e Salvamento (GSAR) desceu até o navio pelo sistema de guincho da aeronave (hoist) para o resgate da vítima.
O Comandante da aeronave, Capitão de Coverta (Fuzileiro Naval) Jonathas Tomaz Reina, relatou: “Resgatamos o paciente içando-o até a aeronave com o nosso tripulante de resgate, já que o navio não oferecia condições de pouso”, disse.
Com o paciente a bordo, o médico da aviação realizou uma avaliação inicial, constatando que ele estava consciente e com estado de saúde estável. Em seguida, a aeronave seguiu para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde uma ambulância aguardava para levar a vítima ao Hospital São Lucas.
”É uma satisfação profissional e pessoal muito grande atuar numa missão como esta e contribuir diretamente na nobreza da salvaguarda da vida humana, corroborando com os valores de abnegação, prontidão e profissionalismo dos nossos militares”, destacou o Comandante Reina.
O Comando do 8º Distrito Naval desempenha atividades de Busca e Salvamento (SAR) na região Sul-Sudeste do Brasil. Por meio do Centro de Operações de São Paulo, coordenado pelo Com8ºDN, mantém a vigilância e o controle das operações marítimas 24 horas por dia. O telefone 185 está disponível para emergências náuticas, permitindo que a sociedade contribua para salvar vidas.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO