• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Marinha resgata tripulante de navio mercante estrangeiro há mais de 130 km da costa

17 de fevereiro de 2025
Marinha resgata tripulante de navio mercante estrangeiro há mais de 130 km da costa (Foto: MB).

Marinha resgata tripulante de navio mercante estrangeiro há mais de 130 km da costa. A Marinha do Brasil realizou em 15/02 a evacuação aeromédica (EVAM) de um tripulante do Navio Mercante “Tr Lady”. O homem de 35 anos apresentou sintomas de infarto enquanto navegava a cerca de 136 km do litoral do sudeste.

Inicialmente a chamada de emergência do navio foi avaliada remotamente pelo serviço de telemedicina do SALVAMAR (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha) Sueste, que determinou que a remoção imediata do tripulante de nacionalidade ucraniana. Para otimizar o resgate, a embarcação foi orientada a navegar em direção ao Rio de Janeiro.

Acionada pelo SALVAMAR Sueste e sob a gerência do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) de São Paulo, foi iniciada a operação de Busca e Salvamento (SAR), com o acionamento do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), baseado em São Pedro da Aldeia (RJ).

O helicóptero AH-15B do EsqdHU-2 decolou nas primeiras horas da manhã e, pouco mais de uma hora depois, às 05h25 (horário local), a embarcação foi localizada. O tripulante aéreo de resgate do Grupo de Busca e Salvamento (GSAR) desceu até o navio pelo sistema de guincho da aeronave (hoist) para o resgate da vítima.

Helicóptero AH-15B do EsqdHU-2 similar ao utilizado na missão (Foto: MB).
Helicóptero AH-15B do EsqdHU-2 similar ao utilizado na missão (Foto: MB).

O Comandante da aeronave, Capitão de Coverta (Fuzileiro Naval) Jonathas Tomaz Reina, relatou: “Resgatamos o paciente içando-o até a aeronave com o nosso tripulante de resgate, já que o navio não oferecia condições de pouso”, disse.

Com o paciente a bordo, o médico da aviação realizou uma avaliação inicial, constatando que ele estava consciente e com estado de saúde estável. Em seguida, a aeronave seguiu para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde uma ambulância aguardava para levar a vítima ao Hospital São Lucas.

”É uma satisfação profissional e pessoal muito grande atuar numa missão como esta e contribuir diretamente na nobreza da salvaguarda da vida humana, corroborando com os valores de abnegação, prontidão e profissionalismo dos nossos militares”, destacou o Comandante Reina.

Atuação do Com8ºDN na busca e salvamento

O Comando do 8º Distrito Naval desempenha atividades de Busca e Salvamento (SAR) na região Sul-Sudeste do Brasil. Por meio do Centro de Operações de São Paulo, coordenado pelo Com8ºDN, mantém a vigilância e o controle das operações marítimas 24 horas por dia. O telefone 185 está disponível para emergências náuticas, permitindo que a sociedade contribua para salvar vidas.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login