Marinha resgata cinco pessoas em dois dias no litoral do ES. Honrando o lema internacional das ações de Busca e Salvamento, “para que outros possam viver”, a Marinha do Brasil (MB) efetuou, em dois dias consecutivos, ações de resgate marítimas próximas ao Espírito Santo. A primeira, foi feita por meio de evacuação aeromédica, e a segunda, utilizando um dos navios de guerra da Força.
Na última terça-feira (02/07), militares resgataram um tripulante do navio mercante petroleiro “LAPEROUSE”, que apresentava sintomas de dor abdominal aguda. A embarcação, de bandeira de Malta, navegava a cerca de 100 quilômetros da cidade de Vitória (ES), quando a aeronave UH-15 “Super Cougar” realizou a ação emergencial.
Dentre as ações preliminares, foi estabelecido contato entre o médico de serviço e o Comandante do navio mercante e, por meio de telemedicina, foi possível orientar e trocar informações médicas a fim de identificar o translado mais adequado e seguro para a situação. A operação de resgate em alto-mar foi realizada pelo Salvamar Sudeste – estrutura orgânica de Busca e Salvamento do Comando do 1º Distrito Naval, sediado no Rio de Janeiro.
A Marinha também atuou para garantir o pouso da aeronave em local próximo ao hospital indicado pelo agente marítimo, prestou apoio médico para atendimento inicial e providenciou ambulância para o transporte até o Hospital Praia da Costa, em Vila Velha (ES). Lá, foi feito diagnóstico do enfermo e os cuidados médicos especializados.
Do dia 1º de julho, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” realizou o resgate de quatro pescadores que estavam em situação de perigo no mar, a aproximadamente 28 km da costa do Espírito Santo. O navio estava atracado no Porto de Vitória (ES), após regressar de uma missão de apoio logístico ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, quando recebeu a informação de que uma embarcação pesqueira se encontrava com avarias nos motores e risco de naufrágio.
Ao chegar à área indicada, o Comandante do NPaOc “Amazonas” mobilizou sua equipe de saúde, que seguiu por embarcações orgânicas para realizar o resgate, prestando os primeiros cuidados médicos aos pescadores.
A coordenação do resgate por meio do NPaOc “Amazonas” também foi feita pelo Salvamar Sueste, que mobiliza recursos para monitorar e controlar o tráfego na região marítima que abrange o litoral dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A MB é a responsável pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil, conhecido como Salvamar Brasil, em área de aproximadamente 14,5 milhões de km², abrangendo toda a costa brasileira, a “Amazônia Azul”. A área de cobertura é dividida em nove sub-regiões, sob responsabilidade dos Distritos Navais e dos respectivos Centros de Coordenação regionais.
Além disso, mantém navios e aeronaves disponíveis e militares treinados para as situações de resgate, e uma complexa estrutura de coleta e compartilhamento de informações, o que possibilita a localização das vítimas e das embarcações mais próximas em condições de prestar apoio.
Quando possível, a própria embarcação em situação de perigo ou qualquer pessoa que tenha testemunhado um incidente em potencial pode entrar em contato com a Marinha pelo telefone 185, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o território nacional.
Além do telefone, o contato pode ser estabelecido por meio de fax, e-mail ou utilizando os sistemas presentes nas embarcações, conhecidos como Sistema Global de Socorro e Segurança Marítimo (GMDSS). Outra maneira de reforçar a segurança, durante as navegações, é a utilização do aplicativo NAVSEG.
O aplicativo NAVSEG opera por meio do envio regular de dados, atualizando a posição das embarcações cadastradas a cada 15 minutos aos centros de monitoramento da Marinha. Dessa forma, possibilita a agilidade de localização das embarcações e de resgate.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO
H-36 Caracal aproximando no NPaOc Araguari (Foto: FAB/Tenente Moutinho). Pela terceira vez neste ano, o 1º/8º GAV - Esquadrão Falcão, subordinado à Ala 10, em Parnamirim/RN, realizou o treinamento de resgate em convés, em parceria com a Marinha do Brasil (MB). A missão ocorreu entre 27 e 30 de julho…
Em "Notícias"
Em 12 de junho, o comandante do navio mercante maltês “CMA CGM RHONE”, contatou o Salvamar Sueste, reportando que um dos seus tripulantes estava com graves problemas gastrointestinais e, de acordo com uma avaliação médica, necessitava de remoção urgente para uma unidade de saúde.
Em "Notícias"
Em 06 de novembro, militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante de uma embarcação pesqueira, que estava a 140 quilômetros da costa, na altura de Vitória (ES).
Em "Notícias"