Marinha realiza EVAM de navio mercante a mais de 1.400 km da costa. A Marinha do Brasil utilizou a Fragata “Defensora”, equipada com um helicóptero AH-11B Super Lynx, para realizar uma operação de Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante enfermo do navio mercante “Anemos”, de bandeira das Ilhas Marshall. Na terça-feira (05/12), a embarcação navegava a cerca de 1.460 km da costa do Rio de Janeiro (RJ).
Com o tripulante estrangeiro em estado grave a bordo, a Fragata Defensora (F-41) se deslocou em velocidade máxima possível para o rio de Janeiro, onde ele seria transferido para uma unidade de saúde local.
Ao se aproximar da costa fluminense no início da noite de 06/12 o helicóptero AH-11B foi lançado da F-41 “Defensora” diretamente para o Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde uma ambulância aguardava o enfermo para encaminhá-lo até um hospital no bairro de Laranjeiras.
“Esperamos que o tripulante do ’Anemos’ tenha uma pronta recuperação e retorne às suas atividades no mar. Foi uma satisfação enorme para mim e minha tripulação termos conduzido essa operação de socorro e contribuído para a salvaguarda da vida humana no mar. Os homens do mar sempre se ajudam”, declarou o Capitão de Fragata Gustavo Almeida Matos de Carvalho, Comandante da “Defensora”.
A Operação EVAM foi coordenada pelo SALVAMAR Sueste, estrutura orgânica que coordena atividades de Busca e Salvamento (SAR) marítimo na área de jurisdição do Comando do 1º Distrito Naval.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO