Marinha Polonesa recebeu o primeiro Leonardo AW101 Merlin. O primeiro helicóptero naval AW101 Merlin da Marinha Polonesa foi entregue ontem (07/08) pela fábrica da Leonardo de Yeovil, no Reino Unido. Ostentando a pintura completa da Marinha Polonesa e a matrícula provisória britânica ZR288, o AW101 realizou uma escala técnica de reabastecimento no Aeroporto de Rotterdam-Haia, na Holanda.
Em abril de 2019 o Ministério da Defesa da Polônia anunciou a assinatura de um contrato envolvendo a aquisição de quatro helicópteros Leonardo AW101 para reequipar a Aviação Naval do país. Além das aeronaves, o acordo com a fabricante de Yeovil, no Reino Unido, envolveu um pacote de suporte logístico e treinamento.
Os Merlins da Marinha Polonesa realizarão missões de Guerra Antissubmarino (ASW), Busca e Resgate de Combate (CSAR), transporte de tropas, evacuação aeromédica (EVAM), transporte de cargas externas, entre outras. Eles são equipados com piloto automático com modo SAR, datalink, sistema de navegação e comunicação táticas, radar de reconhecimento, pod FLIR, dois guinchos, dispositivos de autoproteção, metralhadora de 12,7 mm, entre sistemas. A versão navalizada ainda inclui um sistema de flutuação de emergência, botes salva-vidas e um kit de sobrevivência em clima frio.
Os novos AW101 substituirão os antigos helicópteros soviéticos Mil Mi-14 da Marinha Polonesa, operados pela Base de Aviação Naval 44 (44.BLotM) em Darłowo. Acredita-se que todos os Merlins poloneses sejam entregues ainda neste ano.
@FFO