Marinha Mexicana poderá ser a primeira operadora militar do Cessna 408 SkyCourier. O Comando de Aviação Naval da Armada Mexicana deverá adquirir vinte novas aeronaves, em um investimento de aproximadamente US$ 240 milhões. A informação foi publicada no site do Ministério da Fazenda e Crédito Público.
A informações é que serão quatro novos helicópteros e 16 novos aviões de asas fixas, entre eles o novo bimotor Cessna 408 SkyCourier. Caso se confirme, a Força Aeronaval do México se tornaria a primeira operadora militar do novo avião da Cessna. O pedido seria o seguinte:
04 Beechcraft 360ER King Air de patrulha marítima
02 Beechcraft 360ER King Air para missões aeromédicas
06 Cessna Skycourier 408
04 Beechcraft G58 Baron
04 helicópteros Bell 505 JR-X
O motivo do investimento seria atender a demanda operacional da Armada em missões de apoio à população civil, vigilância, busca e salvamento, e transporte logístico. Nos últimos anos o Comando de Aviação Naval da Armada Mexicana tem experimentado um aumento gradual da sua demanda, com uma média de crescimento de 7% ao ano desde 2019.
O Comando Aeronaval da Armada Mexicana teria atualmente uma frota de 124 aeronaves (71 aviões de asas fixas e 53 helicópteros). Apenas no ano passado, suas aeronaves foram acionadas 14.782 vezes, e até este momento de 2023 foram realizadas mais de 15.800 missões. Para o próximo ano são esperados mais de 16 mil acionamentos.
A Marinha Mexicana mantém suas aeronaves espalhadas em diversas Bases Operacionais distribuídas estrategicamente nas áreas do Oceano Pacífico, Golfo do México e Mar do Caribe, bem como na Cidade do México.
Fonte: Infodefensa
Nota RFA: conforme noticiamos em janeiro deste ano, o Brasil também estaria demonstrando interesse no Cessna C-408 como um potencial substiuto dos seus envelhecidos Embraer E110 Bandeirante (saiba mais).
@FFO