Marinha Japonesa aposentou o primeiro ShinMaywa US-2. A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) aposentou o primeiro avião-anfíbio ShinMaywa US-2. Uma cerimônia foi realizada em 07/08 na fábrica da ShinMaywa Industries, em Kobe, no Japão.
A aeronave, matrícula 9901, foi um dos protótipos construídos pela ShinMaywa em abril de 2003 para desenvolvimento do modelo, e entregue para a frota operacional da JMSDF em março de 2007. O motivo da aposentadoria do 9901 não foi informado publicamente, mas possivelmente se deve à idade da fuselagem e ao desgaste o qual foi submetido durante os voos de testes entre 2003 e 2007.
O US-2 é uma versão moderna do avião-anfíbio de resgate ShinMaywa US-1, desenvolvido na década de 1970. O US-2 é equipado com quatro motores Rolls-Royce AE 2100 (os mesmos do C-130J Super Hércules), cabine de comando no padrão “glasscockpit”, controles de voo fly-by-wire e uma fuselagem pressurizada.
O anfíbio US-2 é utilizado pela JMSDF principalmente como uma aeronave de resgate marítimo de longo alcance. Entre as suas missões estão o socorro a embarcações em emergência em alto mar, evacuação aeromédica de marinheiros, entre outras operações humanitárias marítimas normalmente realizada por helicópteros.
A frota da JMSDF permanece com seis US-2 operacionais, de uma frota pretendida de 14 aeronaves. Este número ainda não foi alcançado devido limitação da fábrica da ShinMaywa Industries em Kobe, cujas instalações da linha de produção acomodam apenas duas fuselagens simultaneamente.
Esse lento processo de construção é uma das explicações para que o ShinMaywa US-2 não tenha conquistado clientes no exterior. Em 2018, a Grécia demonstrou interesse na aeronave para utilizá-la no combate aos incêndios florestais, porém acabou optando pelo canadense DHC-515.
A ShinMaywa continua produzindo o US-2 para a JMSDF, que deverá utilizar essas aeronaves por muitos anos pela frente.
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