070723-N-6524M-003 MEDITERRANEAN SEA (July 23, 2007) - A French Rafale M combat aircraft performs a catapult assisted launch from the flight deck of the nuclear-powered aircraft carrier USS Enterprise (CVN 65). The two French Rafales are the first French aircraft to land and launch on an American carrier in six years. Enterprise and embarked Carrier Air Wing (CVW) 1 are currently underway on a scheduled six-month deployment. U.S Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Brandon Morris (RELEASED)
Marinha Indiana perto de oficializar a compra do Dassault Rafale M. O Ministério de Defesa da Índia teria recebido luz verde do Conselho de Aquisição de Equipamentos de Defesa para a compra de um lote de 26 caças navais Dassault Rafale M para a Marinha Indiana. Seria o primeiro cliente internacional para a versão embarcada do jato francês “Rafale Marine”.
O contrato teria além dos 26 caças navais Rafale M – sendo 22 monoplaces e 04 biplaces – um pacote de equipamentos, serviços, treinamentos e armamentos. Além disso, o governo estaria negociando com a França a compra de três submarinos da Classe Scorpène para a Marinha Indiana.
A mídia indiana informa que a formalização do contrato poderá ser anunciada durante a visita oficial de dois dias que o Primeiro-Ministro Narendra Modi fará a França a partir de hoje (13/07). Conforme noticiamos, a Índia será o país convidado para participar dos desfiles militares alusivos ao 14 de julho, data nacional francesa (saiba mais).
A seleção do Dassault Rafale M encerra um extenso processo de avaliação de caças navais, onde o jato francês venceu uma disputa com o norte-americano oeing F/A-18E/F Super Hornet Block III, na disputa pelo programa Multi-Role Carrier-Borne Fighter (MRCBF).
Um fator que, sem dúvidas, pesa em favor do caça naval da Dassault é o alto grau de comunalidade com a variante convencional em operação na Força Aérea Indiana. Isso trará enormes vantagens na gestão logística de peças de reposição e suporte de manutenção.
Com dois porta-aviões em sua frota, o INS Vikrant (R11) e o INS Vikramaditya (R33), a Marinha Indiana pretende substituir os 40 antigos caças navais russos MiG-29K/UBK pelos novos Rafale M.
@FFO