Marinha Indiana perto de oficializar a compra do Dassault Rafale M. O Ministério de Defesa da Índia teria recebido luz verde do Conselho de Aquisição de Equipamentos de Defesa para a compra de um lote de 26 caças navais Dassault Rafale M para a Marinha Indiana. Seria o primeiro cliente internacional para a versão embarcada do jato francês “Rafale Marine”.
O contrato teria além dos 26 caças navais Rafale M – sendo 22 monoplaces e 04 biplaces – um pacote de equipamentos, serviços, treinamentos e armamentos. Além disso, o governo estaria negociando com a França a compra de três submarinos da Classe Scorpène para a Marinha Indiana.
A mídia indiana informa que a formalização do contrato poderá ser anunciada durante a visita oficial de dois dias que o Primeiro-Ministro Narendra Modi fará a França a partir de hoje (13/07). Conforme noticiamos, a Índia será o país convidado para participar dos desfiles militares alusivos ao 14 de julho, data nacional francesa (saiba mais).
A seleção do Dassault Rafale M encerra um extenso processo de avaliação de caças navais, onde o jato francês venceu uma disputa com o norte-americano oeing F/A-18E/F Super Hornet Block III, na disputa pelo programa Multi-Role Carrier-Borne Fighter (MRCBF).
Um fator que, sem dúvidas, pesa em favor do caça naval da Dassault é o alto grau de comunalidade com a variante convencional em operação na Força Aérea Indiana. Isso trará enormes vantagens na gestão logística de peças de reposição e suporte de manutenção.
Com dois porta-aviões em sua frota, o INS Vikrant (R11) e o INS Vikramaditya (R33), a Marinha Indiana pretende substituir os 40 antigos caças navais russos MiG-29K/UBK pelos novos Rafale M.
@FFO