Marinha Indiana encomenda novo lote de torpedos Mk 54 para seus helicópteros MH-60R. O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de torpedos leves antissubmarinos (ASW) Mk 54 Mod 0 para equipar a frota de helicópteros Sikorsky MH-60R da Marinha Indiana. As negociações ocorrem através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo norte-americano.
A Agência de Cooperação em Segurança e Defesa dos EUA (DSCA) informou em 07 de outubro que o negócio tem um valor de US$ 175 milhões e abrange 53 torpedos Mk 54 com munição total (AURs), munição de treinamento recuperável (REXTORP), acessórios, peças de reposição, treinamento, suporte técnico inicial de acompanhamento (FOTS), treinamento de pessoal, equipamentos e serviços relacionados.
“A Marinha Indiana já possui torpedos leves Mk 54 MoD 0 e suas forças armadas não terão dificuldades em absorver esse novo lote de munições”, disse a DSCA.
Em fevereiro de 2020, a Índia assinou um contrato no valor de US$ 2,13 bilhões para a aquisição de 24 helicópteros MH-60R e outros materiais e equipamentos associados, o que incluía 30 torpedos Mk 54 Mod 0. Mais recentemente, a Marinha Indiana solicitou a aquisição de sonobóias ASW (saiba mais).
De acordo com a DSCA, a venda proposta “melhorará a capacidade da Índia de enfrentar ameaças atuais e futuras, aumentando o tamanho de seu estoque de armas antissubmarino para seus helicópteros MH-60R”.
Fabricado pela Raytheon, o torpedo Mk 54 foi projetado para operar em águas rasas com a presença de contramedidas. Pesando 276 kg e alcançando uma velocidade máxima de 45 nós (83 km/h), o Mk 54 Mod 0 é capaz de rastrear, classificar e atacar alvos subaquáticos a distância máxima de até 10,75 milhas náuticas (20 km). Ele pode ser usado para atingir submarinos a uma profundidade máxima de 600 metros.
A DSCA ainda afirma que a “maioria do hardware do torpedo leve” para esta proposta de venda à Marinha da Índia “será comprado diretamente dos estoques da Marinha dos EUA (US Navy)”.
@FFO