

Marinha Indiana confirma a compra de 26 Rafale Marine. A Dassault Aviation confirmou que foi assinado hoje, 28/04, um acordo com o Governo da Índia para equipar a Marinha Indiana com 26 caças Rafale M, que irão operar embarcados nos porta-aviões da Indian Navy.
O Acordo Intergovernamental entre a Índia e a França foi assinado na presença do presidente e CEO da Dassault Aviation, Éric Trappier. O contrato surge na sequência do anúncio, em julho de 2023, da seleção do Rafale Marine, do qual a Marinha Indiana será a primeira usuária fora da França. Esta nova aquisição comprova a importância do relacionamento estratégico entre a Índia e a França e o reconhecimento do Rafale como um vetor essencial da soberania nacional.
Ela homenageia o comprometimento da Dassault Aviation em atender às necessidades operacionais das Forças Armadas Indianas desde a introdução do Toofany há sete décadas e sua determinação, por meio de sua contribuição significativa à política “Make in India” e à iniciativa “Skill India”, de tornar sua presença na Índia um sucesso a serviço dos interesses indianos.
O Rafale Marine fornecerá à Marinha da Índia capacidades de ponta, além de se beneficiar da experiência da Marinha Francesa, que já opera esta aeronave. Juntamente com os 36 Rafale já em serviço na Força Aérea Indiana (IAF), o Rafale Marine desempenhará um papel ativo na garantia da soberania nacional e na consolidação do papel da Índia como um importante ator internacional.

“Em nome da Dassault Aviation e seus parceiros, gostaria de agradecer às autoridades indianas, com quem trabalhamos há mais de 70 anos, pela confiança em nós e reafirmar nossa determinação inabalável de estar ao lado delas para contribuir para a expressão do poder soberano da Índia, seus desafios estratégicos e sua ambiciosa visão de futuro”, disse Éric Trappier.
O contrato inclui, além dos 26 caças Rafale M (22 monoplaces e 04 biplaces), um pacote de equipamentos, serviços, treinamentos e armamentos. O governo indiano ainda negocia a instalação de um centro de manutenção e revisão dos jatos no país, que também atenderá a frota de 36 caças Rafale convencional já operados pela Força Aérea.
Com dois porta-aviões em sua frota, o INS Vikrant (R11) e o INS Vikramaditya (R33), a Marinha Indiana pretende substituir os 40 antigos caças navais russos MiG-29K/UBK pelos novos Rafale M.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS