Marinha Indiana ativou segundo Esquadrão com P-8I Poseidon. A Base Aérea Naval INS Hansa, da Marinha Indiana (IN), situada em Goa-Dambolim, recebeu em 30 de dezembro de 2021, os seus dois primeiros Boeing P-8I Poseidon. Antes de pousarem na pista da sua nova base operacional, os P-8I foram escoltadas por dois caças MiG-29K.
A INS Hansa agora é a segunda unidade operacional com P-8I da Marinha Indiana, ao lado da INS Rajala, em Akakkonam, código de cauda “ARK”. Antes de serem enviadas para “DAB” (código da INS Hansa), os P-8I passaram pelo processo de padronização, onde receberam os equipamentos e sistemas utilizados pela IN. Entre esses dispositivos e equipamentos estão o datalink desenvolvido pela Bharat Electronics Limited (BEL), que permite o enlace total de dados entre as aeronaves, navios ou estações em terra da Marinha Indiana, além de um próprio equipamento IFF (Identification, Friend or Foe), também desenvolvido pela BEL.
“As aeronaves Boeing P-8I iniciaram as suas operações do INS Hansa, Goa, com a chegada de duas aeronaves em 30 de dezembro. Essas aeronaves foram introduzidas após a instalação de equipamentos nativos e testes de aceitação de voo”, informou a Marinha Indiana em nota.
Em 2009 o Governo Indiano assinou um contrato de US$2 bilhões com a Boeing, para aquisição de 12 Poseidon, sendo oito pedidos firmes e quatro opções adicionais. A versão P-8I, foi desenvolvida especificamente para atender as necessidades da Marinha Indiana, em substituição aos turboélices Tupolev Tu-142M. Em maio do ano passado, o governo indiano encaminhou aos EUA a sua intenção de adquirir mais seis P-8I, elevando a frota para 18 unidades.
A Marinha Indiana foi o primeiro cliente estrangeiro do P-8 Poseidon, cuja missão principal é a patrulha e reconhecimento marítimo e operações ASW (Anti-Ship Warfare). Os P-8I estiveram ativamente envolvidos em missões reais como o impasse de Doklam, que envolveu o Exército Indiano e o Exército de Libertação do Povo da China em 2017, além da monitoração das tropas do Exército Paquistanês na região de Pulwama, em 2019.
O P-8 Poseidon é um derivado militar do Boeing 737-800 Next-Generation, originalmente desenvolvido para a U.S. Navy para substituir a frota de aeronaves de patrulha marítima P-3 Orion. Além da Índia e dos EUA, a aeronave é operada pela Real Força Aérea Australiana (RAAF), Royal Air Force do Reino Unido (RAF), Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF), Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF) e Marinha da República da Coréia (ROKN).
A partir de agora, a Marinha Indiana possui dois esquadrões operacionais com P-8I, sendo o Indian Naval Air Squadron 312 (INAS 312), código “ARK”, sediado na INS Rajala, em Akakkonam, com oito aeronaves, e o INAS 316 “DAB”, sediado na A INS Hansa, em Goa-Dambolin, a maior base aérea naval da Índia, e que agora conta com os dois primeiros Poseidon.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO