No dia 4 de setembro, a Aéronautique Navale (AN) da Marinha Francesa, retirou de serviço os últimos helicópteros Westland Lynx, depois de 41 anos de serviços. A cerimônia oficial foi realizada na Base Aeronaval de Lanveoc-Poulmic, sede da 34 Flotille (34F). No mesmo evento foi realizada a desativação temporária da unidade naval, que posteriormente retomará as atividades com novos equipamentos e atribuições.
Localizada em Lanvéoc-Poulmic, no extremo sudoeste de Finistère, a 34 Flotilla foi a última unidade operacional do Lynx na Marinha Francesa. A unidade foi criada em setembro de 1974 e equipada com helicópteros Alouette III, e cinco anos depois recebeu os primeiros Westland Lynx, destinados para operações embarcadas e guerra anti-submarino.
No total. a Aéronautique Navale operou 42 helicópteros Lynx, sendo dois protótipos Lynx HAS2 (FN), 26 da versão de produção HAS2 (FN) e 14 da versão remotorizada HAS4 (FN). Os Lynx foam operados pela 31 Flotille de St Mandrier, pela 34F e 35F de Lanvéoc-Poulmic. Em 41 anos de serviço contínuo, a AN perdeu quatro aeronaves Lynx HAS2 (FN) e três Lynx HAS4 (FN).
@FFO