Marinha Espanhola confirma compra de helicópteros MH-60R Seahawk. A Espanha confirmou a opção de compra de oito helicópteros marítimos Lockheed Martin MH-60R Seahawk. A aquisição ocorre sete meses após a proposta ter sido aprovada pelo governo dos Estados Unidos.
O Lockheed Martin anunciou em 12 de outubro que foi contratada pela Marinha dos EUA (USN) para produzir os MH-60R para a Armada Espanhola, depois que o Departamento de Defesa (DoD) aprovou o negócio através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS) em 15 de março.
O contrato está avaliado em US$ 379,6 milhões e tem prazo de conclusão até março de 2027. A aprovação prévia do US DoD avaliou o valor total da aquisição em US$ 950 milhões, o que inclui equipamentos, armas e serviços associados (saiba mais).
“Os helicópteros multimissão MH-60R fornecerão a capacidade para missões de guerra antisuperfície e antissubmarino, além da capacidade de realizar missões secundárias, incluindo reabastecimento vertical, busca e salvamento e ponte de comunicações e reforço a capacidade da Armada Espanhola de apoiar a OTAN e seus aliados”, disse a Agência de Cooperação para a Segurança e Defesa dos EUA (DSCA).
Atualmente a Armada Espanhola possui uma frota de12 helicópteros Sikorsky SH-60B Seahawk (S-70B-1) que compõem a espinha dorsal para missões ASW/ASuW (guerra antissubmarino/antisuperfície) de asas rotativas. Em 2022 a Armada retirou de serviço seus últimos de 18 helicópteros SH-3D Sea King.
A Armada já opera os Sikorsky SH-60B e SH-60F com a Escuadrilla 10 (Eslla 010) na base aeronaval de Rota. A Espanha junta-se ao US Navy, Royal Australian Navy (RAN), Royal Danish Air Force (RDAF), Royal Saudi Navy, Marinha da Grécia, Marinha da Coreia do Sul e Indian Navy, a encomendar o MH-60R. Taiwan (RoCN – Republic of China Navy) também encomendou o MH-60R.
@FFO