• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Marinha e PF prestam apoio aéreo para Operação “Muiraquitã II”

10 de setembro de 2021
Helicóptero UH-15 Super Cougar, N-7107, do Esquadrão HU-41 durante a Operação “Muiraquitã II” (Foto: Marinha do Brasil).

Marinha e PF prestam apoio aéreo para Operação “Muiraquitã II”. Entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) da Marinha do Brasil (MB), prestou apoio aéreo para a Operação “Muiraquitã II”.

O objetivo da Operação é o combate aos garimpos ilegais nas terras indígenas Kayapó, em Cumaru do Norte (PA), e contra crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios. Na ocasião, diversos garimpos clandestinos foram desativados, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal. 

Marinha e PF prestam apoio aéreo para Operação “Muiraquitã II” (Fotos: PF).

A ação interagências foi planejada pela Polícia Federal (PF), contou com a participação de aproximadamente 220 integrantes de órgãos públicos de segurança, e foram desenvolvidos com o apoio de militares das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, além de membros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho.

A ação tem como base decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no bojo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF nº 709/2020, tendo como foco a retirada de invasores da referida terra indígena, bem como a desativação de garimpos. Foram apreendidos materiais e destruídos maquinários utilizados na prática ilegal, além da repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.

Destruição de garimpos ilegais em terra indígenas (Foto: Marinha do Brasil).

Ao longo dos trabalhos, diversos garimpos clandestinos de ouro foram paralisados, tendo sido inutilizadas 26 escavadeiras hidráulicas e 67 motores-bombas, além da apreensão de 59 mil litros de óleo diesel e 3 caminhões, sendo um bi trem. Até o momento, 4 pessoas foram presas em flagrante delito. Amostras de ouro foram coletadas e, após analisadas, passarão a constar em um banco de dados da Polícia Federal, que, a longo prazo, permitirá a identificação da origem de futuras apreensões do mineral.

A Operação “Muiraquitã II” visa à proteção de povos indígenas mais vulneráveis, a partir da identificação das terras indígenas submetidas a maior atuação de invasores, no Território Nacional.

Fonte: Marinha do Brasil e Polícia Federal

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login