

Marinha e FAB elaboram Envelope de Voo para as novas Fragatas da Classe “Tamandaré”. O 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) da Marinha do Brasil e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB), recentemente conduziram a Campanha de Ensaio em Voo com um helicóptero AH-11B objetivando a elaboração do Envelope de Voo para operação nas novas Fragatas da Classe “Tamandaré”.
Dividida em duas etapas, a atividade foi realizada entre os dias 28 e 22 de agosto na sede do IPEV em São José dos Campos (SP) e contou com a participação de militares especializados de ambas Forças.

Na primeira etapa, denominada “fase de instrumentação”, foram instalados equipamentos de monitoramento, como receptores GPS, câmeras, acelerômetros e transdutores de posição. Esses dispositivos possibilitaram a coleta precisa de dados necessários ao acompanhamento das condições de voo da aeronave.
Em seguida ocorreu a “fase de voo”, durante a qual foram obtidas as informações que subsidiarão a elaboração do envelope de voo candidato. Esse material será empregado na preparação e posterior validação do envelope definitivo, essencial para a operação das aeronaves AH-11B a bordo das Fragatas da Classe “Tamandaré”.
A Campanha foi concluída com êxito representando um marco relevante para a prontificação operacional dos AH-11B em operações embarcadas, garantindo emprego seguro e eficiente nos novos meios navais da Marinha.
Fonte: ComForAer
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO