Marinha dos EUA suspende operações da frota T-45C Goshawk. O Chefe de Treinamento Aéreo Naval da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (CNATRA) suspendeu temporariamente as operações da frota de jatos T-45C Goshawk a partir de 14 de outubro. O motivo foi uma falha encontrada nas lâminas (blades) dos motores das aeronaves.
“Com muita cautela e preocupação com a segurança de nossos aviadores, a CNATRA tomou a decisão de interromper todas as operações do T-45C Goshawk após a descoberta de uma falha na blade dos motores”, disse o Contra-Almirante da CNATRA Richard Brophy. “Estamos trabalhando com nossos parceiros para uma solução rápida. A segurança está no centro de nossas operações e não devemos expor nossos pilotos e aeronaves à riscos desnecessários.”
Por sua vez, o Contra-Almirante John Lemmon, Diretor Executivo do Programa para Programas de Aeronaves Táticas (PEO T), disse: “Trabalhamos ininterruptamente com o parceiro Rolls Royce para identificar a causa raiz da recente falha na lâmina dos motores dos T-45. A análise de engenharia está em andamento e continuará até que possamos retornar as operações dos T-45 do CNATRA com segurança.” (Fonte: NAVAIR)
O McDonnell Douglas T-45 Goshawk é o vetor para treinamento de operações em porta-aviões dos pilotos navais da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Desenvolvido pela McDonnell Douglas (atual Boeing) tendo como base o jato britânico British Aerospace Hawk, o T-45 substituiu os T-2 Buckeye e TA-4 Skyhawk. Entre 1991 e 2009 a McDonnell Douglas/Boeing produziu 221 unidades do Goshawk para o Comando de Aviação Naval dos EUA.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO