Marinha dos EUA muda o padrão de pintura dos seus aviões de treinamento. A Divisão de Formação e Treinamento Aéreo Naval da Marinha dos EUA (CNATRA) apresentou recentemente o primeiro jato de treinamento T-45 “Goshawk” com o novo esquema de pintura em cinza brilhante, que substitui o tradicional branco e laranja. O T-45 “202” da Ala Aérea de Treinamento 2 foi o primeiro a adotar o novo padrão.
A mudança atende o desejo de instrutores e alunos-pilotos do Comando de Treinamento de Aviação Naval (NATRACOM). O objetivo é aproximar o padrão de camuflagem dos jatos de treinamento com as aeronaves da frota operacional, melhorando a experiência nos voos.
O novo padrão de pintura cinza claro brilhante, com as marcas coloridas, é semelhante ao utilizado nos P-8A Poseidon. Além disso, cada aeronave terá um símbolo na cauda (ou “flash”), identificando a sua Ala Aérea de Treinamento (TAW), além do código individual na Unidade. A pintura também tem motivos históricos da aviação naval americana, com esquema inspirados em aeronaves da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia.
Atualmente o CNATRA opera quatro tipos de aeronaves (asas fixas e rotativas) diferentes. Essas aeronaves incluem o T-45C Goshawk, o TH-57 Sea Ranger, o TH-73 Thrasher (substituindo o TH-57 Sea Ranger) e o T-44C Pegasus, que em breve será substituído pelo T-54A (King Air 260). Ao longo dos anos, todas receberão o novo padrão de pintura cinza, com pequenas diferenças de tonalidades.
@FFO