• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Marinha dos EUA entregou o primeiro CN-235 MPA para a Malásia

10 de agosto de 2022
Marinha dos EUA entregou o primeiro CN-235 MPA para a Malásia (Foto: USN).
Marinha dos EUA entregou o primeiro CN-235 MPA para a Malásia (Foto: USN).

Marinha dos EUA entregou o primeiro CN-235 MPA para a Malásia. A Marinha dos EUA (USN – US Navy) anunciou na semana passada, a entrega oficial da primeira de três aeronaves de transporte CN-235 da Força Aérea Real da Malásia (RMAF) convertidas em uma plataforma de patrulha marítima (MPA). De acordo com o anunciado, o fato ocorre apenas três anos e meio depois que os EUA assinaram um acordo para aumentar a capacidade e a interoperabilidade das forças armadas da Malásia.

Conforme noticiamos recentemente, a primeira aeronave CN-235MPA, matrícula M44-05, foi recebida na Base Aérea da RMAF de Kuching, em Sarawak, no último dia 17 de junho.

Alinhado com a Iniciativa de Segurança Marítima do governo dos EUA, o programa Building Partner Capacity da USN, visa ajudar o governo da Malásia a aumentar a segurança e a conscientização de domínio marítimo na sua Zona Econômica Exclusiva.

Entre 02 de setembro de 2020 e 21 de março de 2021, a RMAF enviou os três CN-235 para as instalações da PT Dirgantara Indonesia (PTDI), em Bandung, Java Ocidental, para passarem pelo Programa de Extensão de Vida Operacional (SLEP) e conversão para MPA. O processo é financiado pelo programa Maritime Security Initiative (MSI) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), que também fornece os sistemas de missão embarcados.

Entre as modificações, a PTDI instala nas nas aeronaves o sistema de vigilância marítima Merlin, desenvolvido por uma empresa Integrated Surveillance and Defense (ISD), com sede em Oregon, EUA. O sistema consiste em um módulo de Infra-Vermelho Prospectivo (FLIR), um pod na parte inferior da fuselagem com um radar de vigilância e um sistema de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). Além disso, o CN-235MPA recebe sistema de comunicação de dados e uma estação para o operador do sistema de missão do tipo “roll-on/roll-off”. Fazem parte do projeto, estações terrestres móveis e fixas.

“O programa CN-235 da Malásia será um multiplicador de força significativo para uma capacidade ISR da Malásia e apoiará diretamente os esforços conjuntos para garantir a segurança na área de responsabilidade do Comando Indo-Pacífico”, disse Ron Weinberger, Diretor do Escritório de Cooperação de Segurança do Comando de Sistemas Aéreos Navais.

Por conta da pandemia do COVID-19, os trabalhos de entrega desta primeira aeronave sofreram significativos atrasos. Os trabalhos de conversão das duas aeronaves restantes, bem como nas estações terrestres deverão ser concluídos ainda neste ano de 2022.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login