Marinha dos EUA desenvolve sistema caça-minas para UAV MQ-8 Fire Scout. A Marinha dos Estados Unidos (USN – US Navy) está desenvolvendo um novo conjunto de sensores de contramedidas para minas navais (MCM – Mine CounterMeasure) que equiparão o helicóptero não tripulado (UAV) MQ-8C Fire Scout. Este novo equipamento “caça-minas” permitirá que essas aeronaves atuem na detecção e localização de minas e outros obstáculos na superfície.
O Escritório do Programa Fire Scout, atuando em conjunto com departamentos e parceiros do Comando de Aviação Naval da USN (NAVAIR), especialmente o Air Test and Evaluation Squadron Two Four (UX-24), realizam a fase final do Sistema Único de Detecção de Minas Aerotransportadas (SMAMD – Single System Multi-Mission Airborne Mine Detection).
O SMAMD será o primeiro sistema MCM embarcado no MQ-8C Fire Scout, bem como a carga útil mais pesada transportada pelo helicóptero não tripuladpo da USN. Desenvolvido pela BAE Systems, o SMAMD utiliza um conjunto de sensores ópticos com capacidade de processamento em tempo real e altamente preciso, para a detecção de ameaças na superfície. As tecnologias atualmente existentes de MCM, exigem uma análise pós-missão que aumenta o trabalho para a detecção e mitigação dessas ameaças.
“Esta capacidade é extremamente importante, pois vemos futuros combates ocorrendo nas águas litorâneas, onde a guerra com minas [navais] é predominante. Uma capacidade de guerra contra minas reduzirá bastante o risco para LCS e outras embarcações”, disse o Capitão Thomas Lansley, Diretor do Programa Fire Scout.
O Esquadrão UX-24 realizou testes de Qualidades e Desempenho de Voo (FQ&P) com o MQ-8C equipado com modelos SMAMD de peso e dimensões similares aos pods do sistema real. Os testes FQ&P foram realizados no mês passado, e serviram para coleta de dados visando a avaliação do desempenho, segurança e aeronavegabilidade do helicóptero não tripulado.
Nos próximos meses está prevista uma demonstração em terra do protótipo MCM no Naval Surface Warfare Center, na Cidade do Panamá, na Flórida (EUA). A demonstração se estenderá da zona da praia até 10 quilômetros da costa, com a instalação de minas à deriva e ancoradas em águas rasas e profundas. O objetivo é reunir dados de desempenho e integração do MQ-8C Fire Scout e SMAMD em ambiente real, para fomentar as ações dos desenvolvedores do sistema.
O SMAMD provará que um sistema MCM em um pod instalado no MQ-8C, sem afetar o desempenho, capacidades e operacionalidade das aeronave não tripuladas. “O escritório do programa continuará coletando informações para informar futuros esforços de integração do Sistema COBRA Block II no MQ-8C”, disse Lansley.
O MQ-8C Fire Scout está atualmente implantado a bordo do USS Milwaukee (LCS-5) para apoiar as operações na área de responsabilidade da 4ª Frota dos EUA. O Fire Scout oferece recursos de inteligência, vigilância, reconhecimento e direcionamento (ISR & T) em tempo real. Ele traz maior consciência situacional para a frota em operações marítimas distribuídas, ampliando o alcance e a resistência dos sensores do navio.
Fonte: NAVAIR
@FFO