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Marinha do Peru modernizará seus Fokker 50/60

14 de junho de 2023
Marinha do Peru modernizará seus Fokker 50/60 (Foto: Charles Dover).

Marinha do Peru modernizará seus Fokker 50/60. O Ministério da Defesa do Peru e a empresa holandesa Fokker Service assinaram um acordo de compensação industrial (Offset) que aumentará as capacidades operacionais do Fokker 50/60 da Marinha Peruana.

O Acordo de Offset com a Fokker deriva do contrato n.º 498–2013 MGP/DIRCOMAT de 19 de dezembro de 2013 para o “Serviço de Manutenção Multianual de Aeronaves do Programa Fokker 60 para a Marinha do Peru”, que cobriu o período 2013 – 2017 estimado em cerca de €10.791.000 milhões. Gerou um excesso de Créditos Compensados ​​de cerca de €3,87 milhões, cobrindo 100,04% do valor do contrato.

A assinatura do documento, denominado “Implementação de Capacidades de Manutenção e Operação para Aeronaves Fokker 50/60”, foi assinada pela Vice-Ministra dos Recursos de Defesa, Ninoska Mosqueira Cornejo, e pelo representante da Fokker Services B.V. no Peru, Hugo Carrillo Chávez.

O acordo inclui o fornecimento do Electronic Flight Bag (EFB) Classe 2 Tipo B para os cockpits do Fokker 50/60. O EFB permitirá à tripulação realizar tarefas de gerenciamento de voo com mais facilidade e o acesso ao Serviço de Aeronavegabilidade Contínua ou Continued Airworthiness Services (CASA), que inclui, entre outros, os Manuais Operacionais, Técnicos e de Manutenção com as respetivas atualizações. Também será feita a manutenção do seis Fokker 50/60 do Comando de Aviação Naval (COMAVINAV) da Marinha do Peru.

São 4 Fokker 60 que foram adquiridos em 2010, diretamente à Holanda, mediante dois contratos: um no valor de €14 milhões para dois da versão MPA e outro de €10 milhões para dois da versão UTI. Os dois primeiros receberam as matrículas AB-563 e AB-564, os seguintes AB-565 e AB-566. A estes juntam-se dois Fokker 50MPA adquiridos em meados de 2014, por €9,5 milhões, matriculados AB-567 e AB-568. O AB-567 foi configurado para missões SIGINT pela Elta Systems em meados de 2018, por US$23,4 milhões.

A aeronave, que será entregue em breve, passou por modificações estruturais na Fábrica Argentina de Aeronaves “Brigadier San Martin” — FadeA na Argentina. Entregue em maio de 2022 hoje está sendo configurada para SIGINT, recebendo equipamentos de COMINT nas faixas HF/VHF/UHF, SATCOM (Iridium e Inmarsat), ELINT, Inteligência de Imagem EO/IR, bem como Sistemas de Gerenciamento de Missão e autoproteção.

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