Marinha do Paquistão comprou mais dois Linage 1000 para missão de patrulha marítima. A Marinha do Paquistão (PN) está adquirindo mais dois jatos executivos Embraer Lineage 1000 usados, que serão convertidos em Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA) “Sea Sultan”. Os jatos serão convertidos pela empresa sul-africana Paramount Group, de Wonderboom.
Conforme noticiamos, a PN já possui um Linage 1000, comprado de uma companhia aérea chinesa (ex. B-3203), e que ainda não foi modificado para a versão “Sea Sultan”. Atualmente o jato está sendo usado para treinamento de tripulantes na Estação Naval de Mehran, em Karachi.
Uma das duas novas aeronaves foi comprada da empresa Falcon Aviation Services (FAS), dos Emirados Árabes Unidos, onde voava com o registro civil A6-HHS (c/n 19000296). O jato chegou no Paramount Group, em Wonderboom, no início deste mês. Não há informações da origem do segundo Linage.
O investimento para a conversão dos Linage 1000 em “Sea Sultan” é de cerca de US$ 100 milhões. Após equipados, os novos jatos MPA paquistaneses deverão ser operados por um Esquadrão ASW/EW/IW. Um desses esquadrões é o 29sq, que deve receber o quarto ATR-72 Sea Eagle (matrícula 77), que atualmente está em fase final de conversão Mönchengladbach, na Alemanha.
Baseado no Embraer 190BJ, o jato executivo foi escolhido pelo governo paquistanês para o Projeto Sea Sultan, que tem como objetivo substituir a frota de antigos Lockheed P-3 Orion da Marinha. O planejamento é de que até dez Lineage 1000 sejam comprados no mercado de aeronaves usadas, e submetidos a conversão como vetor de patrulha marítima de longo alcance (LRMPA – Long-Range Maritime Patrol Aircraft).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO