Marinha do Japão aposenta os seus últimos UH-60J. A Kaijyo Jieitai ou Força de Autodefesa Marítima do Japão (Japan Maritime Self-Defense Force — JMSDF) aposentou seus dois últimos helicópteros Mitsubishi UH-60J Jayhawk SAR operacionais em uma cerimônia durante um evento de portões abertos na Base Aérea de Tateyama em 21 de julho de 2024.
Os dois Jayhawks, matrículas JMSDF 8975 e 8976, foram operados de Iwo Jima pelo Iwotou Koku Bunkentai, parte do 21 Kokutai, sendo transportados para o Japão continental na semana anterior à cerimônia de aposentadoria.
Há alguns anos, a JMSDF decidiu descontinuar suas operações de Busca e Resgate (SAR) e aposentar gradualmente sua frota de 19 helicópteros UH-60J. Futuras operações SAR seriam fornecidas pela Japan Air Self-Defense Force (JASDF) e pela Japan Coast Guard (JCG).
Como consequência dessa decisão, o desenvolvimento de um sucessor para o UH-60J, o UH-60K, foi interrompido com apenas um protótipo construído, o USH-60K 8901. No entanto, como não há unidades da JASDF e JCG em Iwo Jima, a JMSDF foi forçada a modificar três helicópteros ASW SH-60K em uma variante SAR básica para assumir o papel do antigo UH-60J.
No início de sua carreira, em dezembro de 1991, com a entrega do primeiro helicóptero para 51 Kokutai, os UH-60J eram operados pela Kyunan Hikotais local com base em todas as principais estações JMSDF. Assim como seu antecessor, também os UH-60J eram pintados em um esquema de cores de alta visibilidade de vermelho e branco com partes dayglow.
No início de 2008, todas as unidades locais foram concentradas em dois Kokutais, 72 e 73 Kokutai, com vários Bunkentai ou destacamentos em japonês. À medida que mais e mais UH-60J foram aposentados, esses Kokutais foram finalmente dissolvidos e os helicópteros restantes tornaram-se parte de 21 ou 22 Kokutai, com o 21 Kokutai operando os dois últimos Jayhawks.
@CAS