Marinha do Irã apresentou seu primeiro navio “porta-drones”. A Marinha da Guarda Revolucionária do Irã (IRGCN) apresentou o “Shahid Bahman Bagheri” (C110-4), seu primeiro navio de guerra multimissão, com capacidade para transportar veículos aéreos não tripulados (UAVs), helicópteros, drones navais e mísseis de cruzeiro.
O novo navio da IRGCN foi convertido a partir de um porta-contêineres comercial de 36.000 toneladas e 240 metros de comprimento. Possui uma pista de pouso e decolagem do tipo “ski-jump” (rampa) com 180 metros de comprimento, um hangar interno para armazenamento e manutenção das aeronaves, além de infraestrutura para operações de pequenas embarcações de ataque e drones navais.
Em entrevista à agência oficial de notícias IRNA, o Comandante da IRCGN, Contra-Almirante Alireza Tangsiri revelou algumas informações sobre o navio, cujo alcance operacional é de aproximadamente 22.000 milhas náuticas (40.300 km), o que permitiria conduzir missões “por um ano inteiro” em águas distantes sem a necessidade de reabastecimento.
Imagens divulgadas pela mídia estatal mostraram o convés de voo do navio com diversos drones, incluindo o Mohajer-6, ultraleves, helicópteros Mi-17, Bell 206 e Bell 412. Chamou a atenção duas versões de UAVs à jato de tamanhos diferentes desenvolvidos pela indústria aeroespacial iraniana a partir do projeto do caça furtivo Qaher JAS 313. Especula-se que o de menor porte seja utilizado para treinamentos e o maior para missões operacionais de reconhecimento e ataque.
Apesar das suas reais capacidades serem um mistério para o ocidente, a introdução do “Shahid Bahman Bagheri” representa um avanço para a dissuasão regional do Irã, especialmente para operações de vigilância, patrulha, inteligência e coleta de sinais, principalmente na área do Golfo Pérsico.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO