• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Marinha do Brasil resgata cinco pescadores após 60 horas à deriva no litoral do Pará

14 de outubro de 2025
Marinha do Brasil resgata cinco pescadores após 60 horas à deriva no litoral do Pará. Fotos: MB.
Marinha do Brasil resgata cinco pescadores após 60 horas à deriva no litoral do Pará. Fotos: MB.

Marinha do Brasil resgata cinco pescadores após 60 horas à deriva no litoral do Pará. A Marinha do Brasil (MB) resgatou ontem (13), cinco pescadores após o naufrágio de uma embarcação em mar aberto, nas proximidades do município de Vigia (PA), a cerca de 160 quilômetros de Belém (PA). Um dos pescadores apresentava estado de desidratação severa, e foi transportado por via aérea para um hospital na capital paraense, por um helicóptero UH-15 Super Cougar do Esquadrão HU-41.

O barco pesqueiro havia saído de São João de Pirabas (PA), na manhã de quinta-feira (9), com seis homens a bordo. Segundo os relatos, um dos pescadores apresentou problemas de saúde e desembarcou poucas horas depois, no município de Maracanã (PA). Os demais seguiram viagem até que, por volta das 19h50, a embarcação emborcou com a força das ondas.

Os náufragos permaneceram em cima de boias de pesca por cerca de 60 horas, o equivalente a três dias e três noites, até que, por volta das 8h  de segunda-feira (13), foram avistados por tripulantes do navio petroleiro “Champion Pomer”, de bandeira das Ilhas Marshall, que realizou o resgate e  acionou o socorro da Marinha.

Além do pescador resgatado por aeronave, os outros quatro tripulantes, com idades entre 36 e 43 anos, foram levados a Belém pelo Navio-Patrulha “Guarujá”, onde receberam atendimento médico a bordo. A embarcação chegou à Base Naval de Val de Cães na noite de segunda-feira (13).

“Na manhã do dia de ontem [12], recebemos, por meio do canal 185, canal de emergências marítimas e fluviais, a informação de que uma embarcação emborcada havia sido avistada por outra que realizava atividade de pesca. No entanto, os tripulantes não foram localizados. Com isso, a Marinha prontamente acionou todos os seus meios de busca e salvamento: o Navio-Patrulha “Guarujá” foi enviado até o local de busca, chegando na madrugada de segunda-feira [13], e nossa aeronave de serviço decolou imediatamente, realizando as buscas no local. Paralelamente, nós enviamos uma mensagem de socorro para todos os navios mercantes da área. Isso surtiu uma ação conjunta bem-sucedida, haja vista que hoje [13] de manhã, o navio mercante ‘Champion Pomer’, saindo do Porto de Vila do Conde indo para os Estados Unidos, localizou esses cinco tripulantes com vida e acionou a Marinha”, descreveu o Coordenador de Busca e Salvamento do Salvamar Norte, Capitão de Fragata Felipe de Azevedo Antunes.

Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar)

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira. Para o cumprimento de sua missão, o Salvamar conta com navios de socorro, podendo, ainda, valer-se de todos os outros navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas, de órgãos governamentais e empresas, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo.

O Serviço de Busca e Salvamento da MB funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Em caso de emergência no mar, ligue 185 ou utilize o canal de 16 de rádio VHF para pedir socorro.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login