Marinha do Brasil recebeu o segundo helicóptero de combate AH-15B. A Helibras, uma subsidiária da Airbus Helicopters, entregou para a Marinha do Brasil (MB) o segundo helicóptero H225M na configuração de combate naval. O recebimento desta aeronave, matriculada N-4102, e designada militarmente AH-15B pela MB, amplia ainda mais as capacidades de guerra anti-superfície e vigilância marítima da aviação naval brasileira.
Considerada a versão naval mais complexa do H225M, ele foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Helibras especialmente para a Marinha do Brasil. Armado com mísseis MBDA Exocet AM39 B2M2, o AH-15B tem entre os equipamentos embarcados sistemas de contra-medidas EWS IDAS-3, radar tático APS143 e equipamento FLIR Star Safire III, todos integrados ao sistema de missão N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), responsável por fazer o comando e controle de todos os sistemas embarcados, incluindo os mísseis.
O H225M naval faz parte do Projeto “H-XBR”, através de um contrato assinado pelo governo brasileiro em 2008 e que tem por objetivo reequipar a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, com 50 novos helicópteros H225M, distribuídos entre as três Forças. (Fonte: Marinha do Brasil).
Nota RFA: Os AH-15B substituem os antigos helicópteros de combate anti-navio SH-3A Sea King, desativados em 2012. A Marinha encomendou cinco unidades, sendo que o primeiro, N-4101, foi recebido em novembro do ano passado (leia mais aqui).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO