Marinha do Brasil encomendou mísseis MBDA Sea Ceptor. Em comunicado emitido em 17 de junho, a MBDA Systems divulgou que obteve um contrato para equipar as novas fragatas da classe Tamandaré da Marinha do Brasil (MB), com o sistema de mísseis de defesa aérea Sea Ceptor.
O Sea Ceptor é um sistema de controle de armas inteligente (WCS – Weapon Control System ) que, junto com o Common Anti-air Modular Missile (CAMM) totalmente ativo, fornece uma autoproteção abrangente e defesa aérea local (LAAD – Local Area Air Defence). Isso permitirá que as Fragatas da Classe Tamandaré, da Marinha do Brasil, se defendam, bem como ofereçam proteção para as demais componentes de uma esquadra, ou infraestruturas fixas, contra todos os tipos de ameaças no mar, porto, ou em cenários operacionais mais estressantes.
O Sea Ceptor está em serviço operacional na Marinha Real Britânia nas fragatas Type 23, e foi selecionado para equipar as novas fragatas Type 26 e Type 31. O Brasil se junta ao Chile, Nova Zelândia e Canadá em uma lista crescente de usuários internacionais do Sea Ceptor. O míssil CAMM também foi entregue ao Exército Britânico na função de Defesa Aérea Baseada em Terra (GBAD – Ground-Based Air Defence).
A MBDA Systems é o único grupo de defesa europeu capaz de projetar e produzir mísseis e sistemas que correspondem a toda a gama de necessidades operacionais atuais e futuras das três forças armadas, ou seja, terrestres, marítimas e aéreas.
Com uma presença significativa em cinco países europeus e nos EUA, em 2020 o MBDA alcançou receita de €3,6 bilhões com uma carteira de pedidos de €16,6 bilhões. No total, o grupo oferece uma gama de 45 sistemas de mísseis e produtos de contramedidas já em serviço operacional e mais de 15 novos produtos atualmente em desenvolvimento.
A MBDA Systems é uma empresa de propriedade conjunta da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%).
Fonte: MBDA Systems