Marinha do Brasil: ASPIRANTEX 2022 chega em Rio Grande (RS). Até o próximo dia 27 de janeiro, a Marinha do Brasil (MB) realizará a Operação “Aspirantex/2022”, na área marítima compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (13/01) a Esquadra, capitaneada pelo Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A140), atracou na doca militar do porto da cidade do Rio Grande (RS).
A Operação “Aspirantex” tem por objetivo contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra. Além disso, o Exercício contribui para a familiarização dos Aspirantes da Escola Naval sobre a vida no mar, com ênfase na orientação para os alunos do 2º ano na opção de Corpo e na escolha da sua área de Habilitação.
A Operação é dividida em seis fases, entre elas a pré-comissão, fases de mar, fases de porto e regresso. Durante as fases de mar, são realizados diversos exercícios de caráter estritamente militar, relacionados às tarefas básicas do Poder Naval, e ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. Nas fases de porto, em cumprimento aos protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias e às medidas de prevenção à proliferação da Covid-19, os navios não serão abertos à visitação pública.
O Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, é o Comandante do Grupo-Tarefa, responsável pelo planejamento e execução das atividades relacionadas à “Aspirantex”. Participação dos Exercícios os seguintes meios navais, aeronavais e Organizações Militares: Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A140), Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), Fragata “Liberal” (F43), Fragata “Independência” (F44), Submarino “Tikuna” (S34), Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” (P120), Navio de Apoio Oceânico “Mearim” (G150), Grupamento de Mergulhadores de Combate e Carros Lagarta Anfíbio.
Entre os meios aéreos envolvidosna ASPIRANTEX/2022 estão os helicópteros UH-15 “Super Cougar”, SH-16 “Seahawk”, IH-6B “Bell Jet Ranger III”, UH-12 “Esquilo”, além das aeronaves de ataque AF-1 “Skyhawk”, e dos aviões de patrulha marítima P-3AM Orion e P-95 Bandeirulha da Força Aérea Brasileira.
Nota RFA: cabe ressaltar que, coincidentemente (ou não), o mais novo helicóptero da frota do Comando da Aviação Naval da Marinha do Brasil, o UH-17 N-7092, pousou na Base Aérea Naval do Esquadrão HU-51, no Rio Grande (RS) na tarde de 12 de janeiro. Ele realizou um longo voo desde Sorocaba (SP), com escalas em Cascavel (PR), Chapecó (SC) e Caxias do Sul (RS).