Marinha da Índia (India Navy) quer mais seis Boeing P-8I. O Departamento de Estado tomou a decisão de aprovar uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS – Foreign Military Sale) ao Governo da Índia de seis aeronaves de Patrulha Marítima Boeing P-8I Poseidon e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 2,42 bilhões. A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) entregou em 30 de abril a certificação necessária notificando o Congresso desta possível venda.
Os itens solicitados pelo governo indiano, além dos seis P-8I, incluem 8 Multifunctional Information Distribution System-Joint Tactical Radio Systems 5 (MIDS-JTRS 5) sendo seis instaldos e dois reservas; 42 AN/AAR-54 Missile Warning Sensors (36 instalados, 6 reservas); e 14 LN-251 com Embedded Global Positioning Systems (GPS)/Inertial Navigations Systems (EGIs) com 12 instalados e 2 reservas. O pacote também inclui a versão do Tactical Open Mission Software (ITOMS) para o P-8I; Electro-Optical (EO) e Infrared (IR) MX-20HD; AN/AAQ-2(V)l Acoustic System; ARES-1000 Electronic Support Measures; AN/APR-39D Radar Warning Receiver e o AN/ALE-47 Counter Measures Dispensing System, além de equipamentos de apoio, sobressalentes; publicações e treinamento. O contratante principal será a Boeing Company, Seattle, WA.
A Marinha da Índia adquiriu oito aeronaves P-8I da Boeing em janeiro de 2009, via Venda Comercial Direta da Boeing e contratou quatro aeronaves adicionais em julho de 2016. As primeiras aeronaves P-8I foram entregues à Marinha da Índia em 2013 e as últimas três estão previstas para serem entregues em 2021. Essa proposta de venda de seis aeronaves P-8I adicionais permitirá à Marinha indiana expandir sua frota de aeronaves de vigilância marítima (MSA) para 18 P-8I. Todos estão operando nos Esquadrões INAS 312 com sede em Arkonam (VOAR) e no INAS 315A com sede em Goa/Dabolim (VAGO). O novo lote abre a possibilidade de equipar uma terceira unidade com o P-8I, mantendo uma dotação de seis aeronaves por unidade.
@CAS