Marinha da Índia comissiona o 2º esquadrão de P-8I. No dia 29 de março a Indian Navy (Marinha da Índia) ativou de fato, em uma cerimônia militar, o Esquadrão 316, na INS Hansa, em Goa-Dambolim, a segunda unidade equipada com os Boeing P-8I. O novo esquadrão de patrulha marítima de longo alcance foi ativado para reforçar a segurança na costa oeste do país.
Indian Naval Air Squadron (INAS) 316 foi equipado com o segundo lote de seis aeronaves Boeing P-8I. Em 2009 o Governo Indiano assinou um contrato de US$2 bilhões com a Boeing, para aquisição de 12 Poseidon, sendo oito pedidos firmes e quatro opções adicionais. A versão P-8I, foi desenvolvida especificamente para atender as necessidades da Marinha Indiana, em substituição aos turboélices Tupolev Tu-142M. Em maio do ano passado, o governo indiano encaminhou aos EUA a sua intenção de adquirir mais seis P-8I, elevando a frota para 18 unidades.
A Base Aérea Naval INS Hansa, da Marinha Indiana (IN), situada em Goa-Dambolim, recebeu em 30 de dezembro de 2021, os seus dois primeiros Boeing P-8I Poseidon. Antes de pousarem na pista da sua nova base operacional, os P-8I foram escoltadas por dois caças MiG-29K.
Em comunicado, a Marinha da Índia disse que o INAS 316 operará o P-8I em reconhecimento marítimo de longo alcance e tarefas de guerra antissubmarino. Uma fonte naval disse a Janes que a área de responsabilidade do esquadrão é a costa oeste.
“O esquadrão está sendo implantado como parte do fortalecimento geral da segurança marítima no oeste de acordo com as capacidades da aeronave. No entanto, suas responsabilidades variam de acordo com outras funções, como operações de ajuda humanitária”, disse a Marinha.
Falando na cerimônia de comissionamento, o Almirante R Hari Kumar, chefe do Estado-Maior Naval, disse que o comissionamento do esquadrão aumentará a “segurança e vigilância marítima na região do Oceano Índico”. Ele acrescentou que a Índia tem a capacidade de desempenhar um papel estratégico na região e precisa expandir seu alcance operacional.
@CAS