Marinha combate incêndio no Pantanal. A Marinha do Brasil, através de militares do 6º Distrito Naval, com apoio de um helicóptero UH-12 Esquilo do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), atuaram em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS) no combate a um foco de incêndio no Pantanal, entre os dias 9 de 10 de julho às margens do Rio Paraguai, nas proximidades do Canal Tamengo.
No local, a cerca de 30 metros do Brasil, ficam barcaças de combustível abarrancadas em território boliviano. A Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) tomou conhecimento do caso e, devido à impossibilidade de acesso ao local por terra, acionou duas equipes compostas por militares com curso de combate a incêndio, para atuarem em conjunto com os bombeiros militares.
A ação de combate as chamas ocorreu entre os dias 9 e 10 de julho, com o emprego de embarcações da CFPN. Para auxiliar no combate, na manhã do dia 10, foi acionada a aeronave UH-12 N-7057 do EsqdHU-61, com sede na Base Fluvial de Ladário. O “Gavião Pantaneiro 57”, equipado com o bambi bucket, fez 25 lançamentos, totalizando cerca de 8 mil litros de água. A ação durou cerca de seis horas, tempo necessário para que os militares, finalmente, debelassem o incêndio.
Fonte: 6º Distrito Naval
@CAS