O Grupo Aeronaval de Manutenção (GAerNavMan), da Marinha do Brasil (MB), finalizou a recuperação da aeronave AF-1B Skyhawk, N-1001, do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) – Esquadrão Falcão.
Esta aeronave estava fora de serviço a exatos 1.711 dias, desde a sua última decolagem ocorrida em 26 de julho de 2016. Nesta fatídica data, dois AF-1B (N-1001 e N-1011), colidiram em voo ao realizar uma missão a baixa altura, simulando um ataque à navio, na região de Saquarema, Rio de Janeiro. O N-1001 conseguiu retornar à Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (RJ), com danos estruturais, enquanto o N-1011 caiu no mar causando a morte do Capitão de Corveta Igor Simões Bastos “Falcão 60”.
A recuperação do N-1001 foi realizada pelo GAerNavMan, apoiado pelo Comando da Força Aeronaval e pela Embraer, através de um contrato de reparo pós-acidente. Foram realizados serviços de engenharia estrutural, com a execução de SDLM (Standard Depot Level Maintenance), reparo do cone de cauda entre outras estruturas, além da modernização de sistemas. Com o apoio do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), da Força Aérea Brasileira (FAB), foram executadas as verificações dos reparos através de ensaios não destrutivos, inspeções em raio-x e tratamento de corrosão na região interna das asas e outras áreas afetadas.
Em 01 de abril, o N-1001 retornou à operação realizando um voo dedicado como homenagem póstuma ao Capitão de Corveta Igor “Falcão 60”.
@FFO