Marinha Chinesa apresentará o caça naval J-15T no China Airshow 2024. Um caça naval J-15T da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAAN), pousou ontem (06) no Aeroporto Internacional de Zhuhai, província de Guangdong, no sul do país. A mais recente versão do J-15, fará sua estreia pública no Airshow China 2024, que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de novembro.
Equipado com o moderno radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e novos armamentos, o J-15T recebeu aprimoramentos, especialmente reforço no trem de pouso dianteiro, que permite a operação em porta-aviões equipados com catapultas, disse Zhang Xuefeng, especialista militar chinês, ouvido pelo Global Times.
O Fujian (18), mais novo porta-aviões da Marinha Chinesa, é o primeiro equipado com sistema de catapultas. Atualmente ele passa por testes em alto mar. Em reportagem, a China Central Television (CCTV) detalhou que o J-15T, onde “T” vem da palavra em mandarim Tanshe, que significa literalmente “lançamento por catapulta”.
A versão original do J-15 foi projetada para operar nos dois porta-aviões mais antigos da PLAAN, o Liaoning (16) e o Shandong (17), que são equipados com ski-jump (rampa de lançamento). Por sua vez, a versão J-15T também poderá operar nesses porta-aviões além do Fujian (18), de acordo com Zhang.
Recentemente, o J-15T foi visto participando do primeiro exercício conjunto que envolveu dois grupos de porta-aviões da PLAAN, realizado no mês passado no Mar da China Meridional (veja detalhes aqui).
@FFO