Marinha celebra terceiro ano de criação do EsqdHU-41 “Hipogrifo”. O Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil (ComForAer) celebrou no último dia 26 de maio, o terceiro aniversário de criação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) “Esquadrão Hipogrifo”. A cerimônia alusiva à efeméride foi realizada na Base Aérea de Belém (PA), sede do Esquadrão.
O evento foi presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Com4ºDN, Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Junior, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada Francisco Wellington Franco de Souza, o Comandante da Base Aérea de Belém, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, os titulares das OM de Belém diretamente subordinadas ao Com4ºDN e Oficiais da Força Aérea Brasileira lotados na Base Aérea de Belém.
Após o canto do Hino Nacional e leitura da Ordem do Dia, foi realizada a entrega de diplomas aos agraciados pela Ordem dos Guardiões Hipogrifos. O Vice-Almirante Edgar foi agraciado com o grau de Supremo, o mais alto título da referida Ordem, concedido ao Oficial-General em exercício no cargo de Comandante do 4º Distrito Naval. Em seguida, foram agraciados o Contra-Almirante Carlos Roberto, o Coronel Intendente Ivan Christie, os Titulares das OM subordinadas ao Com4ºDN, os Oficiais da Força Aérea Brasileira e Oficiais da Marinha do Brasil com o grau de Honorário, título concedido a Oficiais de outras OM e os civis que tenham prestado relevantes serviços ao Esquadrão (Fonte: ComForAer).
Nota RFA: Subordinado ao 4º Distrito Naval, o EsqHU-41 “Esquadrão Hipogrifo” utiliza parte da estrutura da Base Aérea de Belém, cedida através de um Acordo de Cooperação assinado em novembro de 2018 entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira.
Sediado em uma área de grande importância estratégica, o EsqHU-41 está equipado com helicópteros UH-15 Super Cougar. Eles realizam uma ampla gama de missões, que vão desde o transporte de cargas, tropas, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM), além de inspeção fluvial e costeiro dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.
Quando ao seu símbolo, o “Hipogrifo”, trata-se de uma criatura mitológica metade águia e a outra metade cavalo. Suas grandes asas, fortes garras, bico afiado, possui muita agilidade, sendo considerado um excelente combatente.
@FFO