A Marinha Real Australiana (RAN) realizou testes com o Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) Schiebel S-100 CAMCOPTER, a bordo da fragata HMAS Ballarat da classe Anzac.
Segundo a publicação oficial Navy Daily, os testes foram realizados no dia 17 de julho na costa Leste da Austrália. O 822X Squadron Flight, que está empregando o RPAS na RAN, foi responsável pelos testes em conjunto com a Unidade de Manutenção de Aeronaves e Ensaios de Voo (AMAFTU – Aircraft Maintenance and Flight Test Unit ).
O CAMCOPTER S-100 poderá atuar em diversos cenários como na guerra de superfície, anfíbia ou anti-submarina, missões de busca e resgate, e assistência humanitária em desastres.
Segundo o comandante do 822X Squadron Flight, Tenente Michael Mulquiney:
“A introdução dos RPAS no mar será uma mudança de paradigma para a Marinha e permitirá a detecção de ameaças a grandes distâncias, melhor capacidade de defesa dos navios, além de fornecer uma maior consciência situacional”.
As avaliações fazem parte do programa da Navy Minor Project (NMP) 1942, considerado o precursor do Projeto SEA 129 Phase 5, que busca capacitar a Marinha Real Australiana para a utilização de aeronaves não tripuladas. O objetivo é equipar os futuros Navios de Patrulha Offshore (OPVs) e as principais Fragatas com recursos operacionais de RPAS com capacidade para decolagem e pouso verticais (VTOL- Vertical anda Short Take-off Landing).
@FFO