Marinha Argentina está negociando alguns P-3C Orion com a Noruega. A Armada Argentina está em negociações com o governo norueguês para adquirir algumas aeronaves de patrulha marítima P-3C Orion. A informação foi divulgada pelo Almirante Julio Guardia, Comandante da Armada, durante uma conferência de imprensa.
Questionado sobre os planos de reforço das capacidades do Comando da Aviação Naval, Guardia disse que a Armada já analisou as aeronaves ofertadas, e foram consideradas “em muito bom estado”, com uma quantidade significativa de horas de voo disponíveis. Ele também confirmou que no início deste mês de março, uma delegação da Noruega chegará ao país para trabalhar nas negociações e detalhes do número de aeronaves a ser definido.
A necessidade da Marinha Argentina consiste em duas aeronaves P-3C para missões ASW (Anti Submarine Warfare) e um P-3N configurado para missões de Busca e Salvamento (SAR), com a possibilidade da aquisição de uma terceira unidade P-3C.
Além da informação sobre os Orion, Guardia adiantou que a Força Aeronaval atualmente analisa novas aquisições de mais helicópteros Sea King, que se somariam aos dois Sikorsky S-61T Triton recentemente adquiridos da empresa norte-americana Carson Helicopters (detalhes aqui).
Em 29 de março de 2017, o Governo da Noruega assinou um contrato com a Boeing, no valor de US $ 1,2 bilhão, para a aquisição de cinco novos P-8A Poseidon, para substituir a envelhecida frota de Patrulha Marítima da Força Aérea Real Norueguesa, baseada em seis Lockheed Martin P-3C Orion e três Dassault DA-20 Falcon. Com o recebimento dos primeiros novos Poseidon, a frota de Orions está gradualmente sendo disponibilizada para exportação.
@FFO