A U.S. Navy (USN) pretende reduzir a fadiga das suas aeronaves de comando e controle Boeing E-6B Mercury (C3), principalmente com os voos de treinamentos. Assim, foi publicado no site de compras do Governo dos Estados Unidos, em 28 de outubro, a intenção de adquirir um Boeing E-3D Sentry (AWACS), para atuar em missões de treinamento nas unidades de E-6B.
Atualmente, a Royal Air Force (RAF) é o único operador da versão Boeing E-3D Sentry, e possui três aeronaves em operação no 8 Squadron, 54 Squadron (Unidade de Conversão Operacional), e 56 Squadron (Unidade de Avaliação Operacional), todos baseados na RAF Waddington, Reino Unido. A partir de 2023, eles serão substituídos pelos novos Boeing E-7A Wedgetail.
RAF – Frota de Boeing E-3D Sentry (AWACS)
Ativos
ZH101 “Doc” (c/n 24109)
ZH103 “Happy” (c/n 24111)
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114)
Estocados
ZH102 “Dopey” (c/n 24110) – parado em RAF Waddington
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – parado em Lake Charles / Regional
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113) – desativado em RAF Waddington
ZH107 “Bashful” (c/n 24499) – parado em RAF Waddington
Os E-6B Mercury, apelidados de “Doomsday”, fazem parte do sistema nuclear de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications). Eles atuam nas missões conhecidas como TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos. Os E-6B também podem controlar remotamente os mísseis intercontinentais Minuteman (ICBM).
Atualmente a USN possui dezesseis E-6Bs no CSCW – Commander Strategic Communications Wing 1, sediado na Base Aérea de Tinker. A CSCW opera três esquadrões, o VQ-3 Ironman, com destacamentos nas bases aéreas de Travis e Offut; o VQ-4 Shadows, sediado na Estação Aéreo Naval de Patuxent River, e também acumula a função do VX-20 Air Test and Evaluation Squadron; e o VQ-7 Roughnecks, da base aérea de Tinker.
U. S. Navy – Frota de Boeing E-3B Mercury
BuNo/Código c/n Esquadrão
162782/782 (c/n 23430) VX-20
162783/783 (c/n 23889) VQ-3
162784/784 (c/n 23890) VX-20
163918/918 (c/n 23891) VQ-4
163919/919 (c/n 23892) VQ-3
163920/920 (c/n 23893) VQ-3
164386/386 (c/n 23894) VQ-4
164387/387 (c/n 24500) VQ-3
164388/388 (c/n 24501) VQ-4
164404/404 (c/n 24502) VQ-4
164405/405 (c/n 24504) VQ-3
164406/406 (c/n 24505) VQ-4
164407/407 (c/n 24506) VQ-4
164408/408 (c/n 24507) VQ-3
164409/409 (c/n 24508) VQ-3
164410/410 (c/n 24509) VX-20
Todos os novos pilotos de E-6B, e os antigos que necessitam validar suas carteiras, fazem os seus voos de treinamento nas próprias aeronaves operacionais, as expondo a um desgaste desnecessário e significativo, além de impactar na disponibilidade da frota. O Comando de Aviação da Marinha (NAVAIR – Naval Air Systems Command), ressalta que a falta de uma aeronave dedicada para os treinamentos, aumenta o tempo necessário para treinar as tripulações qualificadas na execução da missão fim dos Mercury. Segundo as informações do NAVAIR, a aquisição de uma aeronave específica para treinamentos – neste caso o E-3D – resultará na redução de 600 horas de voo, e 2.400 pousos/ciclos anuais na frota E-6B.
@FFO